Para entender a evolução dos dados térmicos do planeta, a aplicação Thermal Trace, reúne 80 anos de dados de calor e frio, que podem ser acessados rapidamente. As mudanças climáticas têm provocado o aumento da frequência e intensidade das ondas de calor. A ferramenta permite entender e monitorar essas alterações através de uma plataforma online.
Veja na galeria imagens da ferramenta:
A ferramenta, desenvolvida pela equipe do serviço relacionado ao satélite Copernicus da ESA, que monitora as condições meteorológicas do planeta, possibilita explorar, por exemplo, o pico de calor durante uma recente onda de aquecimento. É possível comparar um dia normal com as noites tropicais ao longo do tempo. A aplicação oferece uma vasta gama de dados climáticos, facilitando a compreensão e a monitorização dos extremos de temperatura em nível global.
O Thermal Trace disponibiliza informações desde os primeiros registos em 1940 até cinco dias antes da data atual. É possível explorar diferentes variáveis e linhas do tempo para visualizar os dados de calor e frio em mapas ou gráficos. Há estatísticas interessantes que podem ser consultadas, como os registros das temperaturas máximas e mínimas diárias ou anuais.
Veja o vídeo:
