Fortalecimento das Políticas para Salvar a Economia

Fortalecimento das Políticas para Salvar a Economia

AEP e CTP manifestam preocupação com os incêndios e solicitam intervenção “urgente nas zonas mais sensíveis” para evitar o “flagelo” do fogo.

Um homem inspeciona uma carpintaria destruída após um incêndio em Sernancelhe, Viseu, Portugal, em 17 de agosto de 2025. Incêndios florestais queimaram 155.000 hectares em Portugal, metade dos quais em apenas dois dias, representando 17 vezes mais do que a área queimada no mesmo período do ano passado. Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, sob o qual dois aviões Fire Boss devem chegar no dia 18 de agosto para reforçar os esforços no combate aos incêndios.

29 Agosto 2025, 20h00

As empresas portuguesas expressam preocupação com a situação dos incêndios e pedem a tomada de decisões para que este problema não afete ainda mais a economia do país.
“É imperativo um reforço das políticas de prevenção e combate aos incêndios florestais, não apenas como uma medida de proteção ambiental e de segurança pública, mas também como uma estratégia crucial para salvaguardar a economia nacional”, afirma ao Jornal Económico, Luís Ribeiro, presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP).

O responsável enfatiza que o impacto dos incêndios florestais é profundo e duradouro na economia, indo muito além dos custos imediatos de combate e dos danos materiais.
“São eventos catastróficos que afetam negativamente o crescimento do PIB regional, o emprego em setores-chave como o turismo e o comércio, e têm consequências a longo prazo para a atratividade turística das regiões afetadas”, comenta.

Conteúdo reservado a assinantes. Leia o conteúdo completo aqui. Edição do Jornal Económico de 29 de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.