O mercado global de infraestrutura de Inteligência Artificial deve movimentar 758 mil milhões de dólares até 2029. No segundo trimestre deste ano, as empresas aumentaram os investimentos em hardware de computação e armazenamento para IA em 166% em relação ao mesmo período do ano anterior, somando aproximadamente 82 mil milhões de dólares.
Fique por dentro das notícias mais relevantes do setor de tecnologia eacompanhe tudo em tek.sapo.pt
Esses dados foram fornecidos pela IDC, que destaca que as infraestruturas em ambientes de nuvem respondem pela maior parte dos gastos na área entre abril e junho (84,1%). Os hyperscalers, assim como os provedores de serviços em nuvem e de outros serviços digitais, foram os maiores responsáveis pela despesa, com 86,7% do total.
A IDC revisou suas previsões para o mercado, substituindo a expectativa de desaceleração no final de 2025 e início de 2026 por uma nova projeção de que o investimento em IA continuará crescendo até o final deste ano e em 2026, de acordo com uma nota divulgada pela consultoria.
A nova estimativa baseia-se no crescimento contínuo dos pipelines dos principais fornecedores e compradores e afeta todo o mercado. Isso se reflete especialmente nas previsões de gastos com servidores de IA nos Estados Unidos, onde foram anunciados recentemente projetos bilionários para a criação de novos data centers dedicados à IA.
Nesse cenário, a consultoria acredita que a adoção da IA continuará a ser impulsionada principalmente por hyperscalers e provedores de serviços em nuvem, além de projetos de pesquisa e educação focados em IA, que ganharão destaque até o final do período previsto, conforme afirma Lidice Fernandez, vice-presidente do grupo especializado em infraestruturas.
Atualmente, os Estados Unidos lideram o mercado global de infraestrutura de IA, com 76% dos gastos estimados no segundo trimestre. A seguir estão a China (11,6%), a região da Ásia-Pacífico (6,9%) e a Europa, Oriente Médio e África (4,7%).
A demanda por esses investimentos é impulsionada pela necessidade de gerenciar e armazenar grandes quantidades de dados, essenciais para treinar modelos de IA e para os repositórios de dados utilizados nas fases de inferência. Esta última categoria registrou um crescimento de 20,5% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
Em termos de equipamentos, os servidores representaram 98% do total de gastos em IA no trimestre, com um aumento de 173,2% em comparação a um ano atrás. “Os servidores com aceleradores incorporados são a infraestrutura preferida para plataformas de IA, representando 91,8% do total de gastos nesta área”, destaca a IDC. Esse indicador também mostra um crescimento significativo em relação a 2024, estimado em 207,3%. Este é um dos segmentos onde os investimentos em infraestrutura de IA deverão continuar crescendo nos próximos anos.
A IDC estima que, até 2029, os servidores acelerados sejam responsáveis por mais de 95% dos gastos com infraestrutura de IA para servidores, o que resultará em uma taxa de crescimento anual de 42% ao longo de cinco anos.
Nos próximos cinco anos, a IDC prevê que a China terá o crescimento anual mais acelerado nesta área (41,5%), seguida pelos EUA (40,5%), pela região EMEA (17,3%) e pela Ásia-Pacífico (14,3%).
