MADRI, 20 de nov. (EUROPA PRESS) –
Getnet, fintech de soluções de pagamento pertencente ao Santander, e a UnionPay International (UPI) assinaram um acordo estratégico para aumentar a aceitação de cartões UnionPay na Espanha e Portugal, conforme informado em um comunicado.
A aliança ampliará a aceitação desses cartões no comércio físico, comércio eletrônico e transporte público, incluindo metrô, ônibus, trens, bicicletas e estacionamentos.
Especificamente, o acordo habilita a aceitação do UnionPay ao longo de 2026 em validadores e catracas de múltiplos operadores de transporte na Espanha, aproveitando infraestruturas já operacionais. Isso inclui redes de ferrovias, ônibus, metrô, bicicletas ou estacionamento de várias comunidades autônomas, cobrindo mais de 50% do transporte público do país.
O plano prevê pilotos e implementações em fases em 2026 em ambientes de alta afluência (redes de transporte e principais varejistas), com suporte omnicanal (TPV, comércio eletrônico e ‘wallets’ UnionPay) e serviços de valor.
A aliança consolida a colaboração entre as duas empresas em grandes varejistas da Espanha e Portugal e estabelece um roteiro para acelerar a aceitação em pontos de venda físicos e na internet. Também explorará o uso da ‘e-wallet’ da UnionPay através do pagamento com QR, algo que já está “muito disseminado” entre os usuários chineses.
“Em um ambiente onde o turismo chinês para a Península Ibérica cresce mais de 15% ao ano, o objetivo é reduzir a fricção nos pagamentos para viajantes internacionais e turistas, aumentar as taxas de conversão e oferecer uma experiência de pagamento homogênea nos canais físicos, internet e transporte”, assegura o banco no comunicado.
A UPI é uma subsidiária da China UnionPay cujo objetivo é ajudar no crescimento e no suporte dos negócios globais de sua matriz. Em colaboração com mais de 2.600 entidades em todo o mundo, os cartões desta empresa já são aceitos em 183 países e regiões, com emissão em 84 países.
