A Alphabet, empresa-mãe do Google, apresentou uma proposta à Comissão Europeia para tentar reverter a multa bilionária a que foi condenada em setembro e evitar a venda de partes do seu negócio de publicidade.
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A empresa demonstra disposição para aprimorar e aumentar a interoperabilidade de suas diversas ferramentas, oferecendo opções mais flexíveis para editores e anunciantes que as utilizam. Além disso, pretende permitir que os editores estabeleçam preços mínimos diferentes para diferentes licitações ao utilizar o Google Ads.
A gigante da tecnologia afirma que a proposta inclui as alterações necessárias para facilitar a utilização de sua tecnologia de publicidade online por editores e anunciantes. “A nossa proposta atende plenamente à decisão da CE, sem uma divisão disruptiva que prejudicaria os milhares de editores e anunciantes europeus que utilizam as ferramentas do Google para expandir seus negócios”, divulgou em um post no blog.
Em setembro, as autoridades de concorrência da Europa anunciaram uma multa de 2,95 bilhões de dólares à Google por práticas anticompetitivas no setor de publicidade online.
A empresa tinha até novembro para apresentar propostas de medidas que pudessem sanar a situação. Como alternativa, a UE sugeriu a venda de parte do negócio, uma proposta que também foi levantada pela justiça americana em um processo em andamento do outro lado do Atlântico.
De ambos os lados do oceano, a Google enfrenta pressão para vender a AdX e está buscando evitar essa solução com medidas mais brandas. As propostas apresentadas no processo americano não diferem significativamente das propostas apresentadas às autoridades europeias. A AdX é uma plataforma de transações no mercado de publicidade digital onde editores vendem seu espaço publicitário e anunciantes o compram por meio de leilões em tempo real.
