Heineken, EDP e Rondo desenvolvem o maior projeto de armazenamento térmico da Península Ibérica

Heineken, EDP e Rondo desenvolvem o maior projeto de armazenamento térmico da Península Ibérica

MADRID 3 Nov. (EUROPA PRESS) –

A Heineken, a Rondo e a EDP irão instalar uma bateria de armazenamento térmico de 100 megawatts-hora (MWh) na Central de Cervejas e Bebidas Brewery and Malting Plant em Lisboa (Portugal), tornando-se no projeto de armazenamento térmico de maior dimensão da Península Ibérica, informou a empresa de energia.

Este será um dos maiores sistemas de bateria térmica no setor de bebidas a nível mundial e ajudará a transformar a instalação em um dos centros de produção mais sustentáveis do mundo, uma vez que funcionará com vapor limpo e sem emissões.

Esta parceria também marca o primeiro grande acordo de compra de calor em Portugal, aproveitando uma solução de armazenamento e energias renováveis localmente. O projeto está sujeito às aprovações administrativas e regulamentares habituais.

A bateria térmica da Rondo armazena eletricidade renovável na forma de calor a alta temperatura, permitindo a obtenção de vapor de forma segura, contínua e sem emissões de carbono, eliminando a necessidade de caldeiras a combustíveis fósseis.

Neste projeto, que conta com o apoio do Banco Europeu de Investimentos (BEI) e do Breakthrough Energy Catalyst, a EDP instalará uma planta solar de 7 MWp nos terrenos da Central de Cervejas e Bebidas para alimentar a bateria da Rondo, que por sua vez fornecerá o vapor necessário para os processos de produção.

A bateria também será recarregada com energia renovável proveniente da rede elétrica através de um acordo de compra de energia flexível a longo prazo (PPA) de 25 gigawatts-hora (GWh) por ano entre a Central de Cervejas e Bebidas e a EDP.

O CEO da EDP, Miguel Stilwell D’Andrade, destacou o compromisso da empresa com um futuro para a indústria que “será impulsionado por colaborações e ideias inovadoras”.

“A implementação da maior bateria térmica do mundo no setor de bebidas, integrada em uma solução para fábricas de cerveja e alimentada por painéis solares e um acordo complementar de compra de energia verde, não é apenas uma questão de tecnologia, mas de demonstrar o que pode ser alcançado quando temos a coragem de ultrapassar limites. Junto com a Heineken e a Rondo, estamos elevando o padrão da sustentabilidade”, afirmou.

Por sua vez, Magne Setnes, diretor da Cadeia de Suprimentos da Heineken, considerou que ao unir forças com a EDP e a Rondo, a empresa abre “novas vias para abastecer suas operações cervejeiras de forma mais eficiente”. “Este projeto não apenas nos ajuda a reduzir nossa dependência de energia convencional, mas também demonstra como a inovação prática e parcerias sólidas podem trazer melhorias significativas em toda a nossa cadeia de valor”, acrescentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.