O objetivo é que crianças e adolescentes encontrem aqui informações, orientações e recomendações que os ajudem a compreender seus direitos e a acessar organizações e pessoas dispostas a auxiliar. A Help4U foi criada em colaboração entre a Europol e a Centric.
Fique por dentro das principais novidades do mundo da tecnologia eacompanhe tudo em tek.sapo.pt
Encontrar a informação correta, em uma linguagem acessível aos mais jovens, nem sempre é simples, e a plataforma Help4U permite que eles escolham a forma como desejam receber apoio, seja por meio de informações escritas, uma conversa ou um serviço de ajuda próximo.
Os organizadores reconhecem que a busca por informações online pode ser esmagadora, especialmente quando os jovens estão angustiados, vulneráveis ou indecisos sobre a quem pedir ajuda. Muitas vezes, eles não se sentem prontos para conversar pessoalmente, e disponibilizar recursos acessíveis é fundamental para que consigam dar os próximos passos e obter o suporte necessário.
A plataforma também oferece vínculos a profissionais e a uma rede de apoio europeia, capaz de proporcionar segurança e recuperação em casos de abuso, tanto no ambiente físico quanto virtual.
O projeto Help4U começou como um piloto na Bélgica, Alemanha, Irlanda, Países Baixos e Eslovénia, e já se extendeu para a Bulgária, Chipre, Croácia, Grécia, Hungria, Itália, Portugal, Espanha e Romênia, com planos de expansão para mais países em 2026.
Você pode conhecer mais sobre a iniciativa no site Help4U, mas vale ressaltar que ainda não há informações disponíveis em português.
