Pedro Castro e Almeida, CEO do Santander Portugal, afirma que “este prémio, somado às distinções da Global Finance e da Euromoney, confirma que estamos a trilhar o caminho certo. A inovar, a servir melhor e a contribuir para o progresso do país.”
O Santander foi reconhecido como “Banco do Ano” em Portugal pela revista The Banker, parte do grupo Financial Times, durante os The Banker Awards 2025. Este prémio valoriza instituições que se destacam pela sua rentabilidade, inovação tecnológica, execução estratégica e qualidade do atendimento ao cliente.
Com esta distinção, o Santander completa, em 2025, um total de três grandes prêmios internacionais, adicionando este reconhecimento às distinções de “Melhor Banco em Portugal” concedidas pela Euromoney e pela Global Finance. Este reconhecimento solidifica o Santander como a instituição com o melhor desempenho no mercado português.
Pedro Castro e Almeida ressalta que “este prémio, ao lado das distinções da Global Finance e da Euromoney, confirma que estamos no caminho certo. A inovar, a servir melhor e a contribuir para o progresso do país”.
“A confiança dos nossos clientes e o trabalho extraordinário das nossas equipas são a base deste resultado. O Santander cresce de forma sustentada, sendo o banco mais rentável e eficiente do país, e entre os melhores da Europa”, acrescenta o CEO.
“O Santander tem reforçado de forma consistente a sua liderança, permanecendo como o banco mais rentável e eficiente do país, com um ROTE de 32% e um rácio de eficiência de 27,3%. Estes resultados mostram que a transformação em curso — tornar o banco mais simples, mais digital e mais focado no cliente — está a ter um impacto real. É esta força que permite ao Santander continuar a apoiar famílias e empresas, investir no futuro e acelerar o crescimento do país”, destaca o banco.
O prémio da The Banker vai somar-se a uma série de distinções recebidas em 2025, incluindo “Melhor Banco em Portugal” – Euromoney, “Melhor Banco em Portugal” – Global Finance, “Melhor Banco de Retalho em Portugal” – World Finance, “Melhor Banco para PME” – Global Finance, “Melhor Private Banking” – World Finance, “Melhor Banco em Responsabilidade Social Corporativa” – Euromoney, “Melhor Banco de Investimento em M&A” – Euromoney e “Top Employer 2025” pelo terceiro ano consecutivo – Top Employers Institute.
Além do Santander em Portugal, o Grupo foi eleito “Bank of the Year” na Europa, Chile, Polónia e Espanha, além de “Transaction Bank of the Year” na América Latina.
Fundada em 1926, a revista The Banker é uma unidade do grupo Financial Times e é reconhecida como líder em notícias financeiras e bancárias internacionais. A análise das TOP 1000 Instituições financeiras globais é uma tradição da indústria, e os prémios “Banco do Ano” são uma referência comparativa na banca internacional.
