O dia 14 de outubro de 2025 é a data em que o suporte oficial ao Windows 10 chegará ao fim. A partir desse momento, os computadores que utilizam esta versão do sistema operativo da Microsoft continuarão a funcionar, mas deixarão de receber atualizações de software e patches de segurança.
Fique por dentro das últimas novidades de tecnologia eacompanhe tudo em tek.sapo.pt
Sem atualizações de software e de segurança, os computadores podem tornar-se mais suscetíveis a ameaças como malware, como alerta a Microsoft. Se o seu computador não é compatível com o Windows 11, ou se não pretende adquirir um novo equipamento ou mudar para outro sistema operativo, o que fazer?
Através do programa de Extensão de Atualizações de Segurança (ESU, na sigla em inglês), é possível continuar a utilizar o Windows 10 por mais algum tempo.
De acordo com a Microsoft, este programa foi criado para os utilizadores que necessitam de um prazo adicional antes de migrar para o Windows 11, contribuindo para a mitigação do risco de malware e ataques ao fornecer atualizações de segurança essenciais até a sua finalização, prevista para 13 de outubro de 2026.
<pÉ importante ressaltar que, embora o ESU ofereça acesso a atualizações de segurança relevantes, “não disponibiliza outros tipos de correções, melhorias funcionais ou otimizações de produto”, informa a empresa, ressaltando que “também não fornece suporte técnico”. A inscrição no ESU pode ser feita a qualquer momento até o término do programa, mas existem pré-requisitos importantes.
Quais são os pré-requisitos para a inscrição no ESU?
- O computador deve ter o Windows 10, versão 22H2, nas edições Home, Professional, Pro Education ou Workstations.
- A atualização mais recente do Windows deve estar instalada.
- A conta utilizada para fazer login no computador deve ser uma conta de administrador.
Inicialmente, a Microsoft estipulou uma taxa de 30 dólares para prolongar as atualizações, mas neste ano, decidiu que os consumidores poderiam usufruir do serviço gratuitamente, desde que ativassem o Windows Backup, que sincroniza as configurações do PC com a nuvem e requer uma conta Microsoft.
No entanto, recentemente, houve mudanças para os residentes na Europa. Nesse caso, os utilizadores não precisarão ativar o Windows Backup nem sincronizar suas configurações com o OneDrive, mas, ao contrário do que foi divulgado, ainda precisam ter uma conta Microsoft. A Microsoft informa que os utilizadores no Espaço Económico Europeu podem se inscrever no ESU de duas maneiras.
Para os utilizadores que mantêm sessão num computador compatível com uma conta Microsoft, a conta utilizada para fazer login na ferramenta de inscrição do ESU ativará a Extensão de Atualizações de Segurança até 13 de outubro de 2026, “desde que continue a fazer login no Windows com a conta Microsoft utilizada para a inscrição”, conforme indicado pela empresa.
É importante observar que “se você não continuar a fazer login no PC com a sua conta Microsoft, as atualizações do ESU serão interrompidas após um período de até 60 dias”, alerta a empresa. Nesse caso, será necessário se inscrever novamente para continuar recebendo as atualizações.
Para os utilizadores que tenham uma conta local e optem por não manter sessão no computador com uma conta Microsoft, será necessário pagar 30 dólares para ativar a Extensão de Atualizações de Segurança no dispositivo até 13 de outubro de 2026.
A Microsoft esclarece que o ESU será disponibilizado nos computadores compatíveis antes do término do suporte, “com a disponibilidade a se expandir gradualmente à medida que a implementação faseada avança”.
Para acessar o ESU no seu computador, navegue até as Definições, vá até Atualização e Segurança e, em seguida, clique em Windows Update. Se o seu equipamento atender aos pré-requisitos, aparecerá um link para se inscrever no programa.
