Molins assina acordo para comprar a portuguesa Secil por 1.400 milhões

Molins assina acordo para comprar a portuguesa Secil por 1.400 milhões



Camião da portuguesa Secil

– MOLINS

MADRID 19 de Dez. (EUROPA PRESS) –

Molins alcançou um acordo com o grupo de investimento português Semapa para a aquisição, por 1,4 bilhões de euros, de 100% do capital social da também portuguesa Secil, que possui, direta ou indiretamente, os negócios e ativos de materiais de construção.

Secil, com sede em Lisboa, é uma empresa de materiais e soluções para a construção presente em oito mercados, com uma sólida notoriedade de marca e um reconhecido histórico de crescimento e criação de valor, segundo destacou nesta sexta-feira a empresa catalã à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV).

Molins detalhou em um comunicado que a operação representa um “marco relevante” em sua estratégia de crescimento rentável e sustentável, ao reforçar sua presença na Europa e completar sua expansão geográfica na América Latina com a entrada no Brasil, o único grande mercado da região no qual a Molins ainda não estava presente.

A transação, avaliada em 1,4 bilhões de euros, é prevista para trazer uma contribuição imediata e sustentada aos resultados desde o primeiro ano, apoiada em um importante potencial de sinergias, uma sólida contribuição aos lucros e uma robusta geração de caixa.

O CEO da Molins, Marcos Cela, afirmou que este acordo constitui um marco chave na estratégia da empresa. “A Secil traz uma sólida presença internacional e uma forte cultura enraizada em seu legado industrial familiar, com valores que compartilhamos profundamente”, destacou.

Por sua vez, o CEO da Semapa, Ricardo Pires, apontou que a Secil faz parte das origens do grupo. “Esta operação é um passo estratégico que nos permite reforçar nossa capacidade de investir, inovar e acelerar a estratégia que implementamos”, acrescentou.

Neste contexto, a Molins financiará a operação com uma combinação de caixa disponível e fundos provenientes de um crédito sindicado, além de uma emissão de bônus.

A empresa lusa emprega mais de 2.900 profissionais e registrou vendas, nos últimos doze meses, por um montante de 740 milhões de euros.

A operação, sujeita às condições precedentes habituais, é prevista para ser concluída durante o primeiro trimestre de 2026 e sua conclusão será comunicada ao mercado na apresentação trimestral posterior, incluindo os impactos financeiros correspondentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.