MADRID, 15 Nov. (EUROPA PRESS) –
Uma mulher britânica de 85 anos faleceu e mais de uma dezena de pessoas ficaram feridas, entre elas um número ainda não especificado de espanhóis na região portuguesa do Algarve, devido ao temporal causado pela depressão ‘Cláudia’, que provocou ventos fortes e chuvas intensas.
O comandante do distrito de operações de emergência de Faro, Vitor Vaz Pinto, explicou em coletiva de imprensa que a vítima fatal estava em um camping na área de Albufeira afetada por um pequeno tornado. “O que se sabe sobre a vítima fatal é que ela é de nacionalidade britânica, tem 85 anos e é do sexo feminino”, explicou Vaz Pinto.
Nesse mesmo camping, houve outros dois feridos graves e mais três leves. Em um hotel nas proximidades, foram contabilizados 29 feridos leves, quatro dos quais foram encaminhados ao Hospital de Faro.
Em Albufeira, constaram 28 feridos, sendo dois leves e dois graves, entre os quais há pessoas de nacionalidade portuguesa, espanhola e britânica “com idades entre 6 e 85 anos”.
O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte da cidadã britânica e expressou sua “solidariedade com os familiares da vítima fatal que faleceu devido à passagem da depressão Cláudia esta manhã por Albufeira”.
Por sua vez, o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, destacou o desempenho e a rapidez de resposta da Proteção Civil. “Diante de um fenômeno extremo em Albufeira, a Proteção Civil reagiu com toda a sua capacidade e a maior celeridade possível durante esta semana tão exigente em termos climáticos”, publicou Montenegro em sua conta no X.
“Lamentavelmente, não foram evitadas consequências graves. Expresso minhas sentidas condolências à família da vítima fatal e desejo uma rápida recuperação aos feridos”, acrescentou.
O responsável pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Carlos Raposa, indicou que entre os feridos há duas crianças, de dois meses e sete anos de idade, ambas com diagnóstico leve, assim como 23 adultos com idades entre 24 e 70 anos.
Também ocorreram inundações em Vila do Conde, ao norte de Albufeira, e em Santa Maria da Feira (Aveiro). Os serviços de emergência receberam mais de 400 chamados desde a madrugada de sábado.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou sobre ondas de entre 3,5 e 4,5 metros de altura na costa ocidental do país, podendo chegar a 5 metros ao sul do cabo Espichel. No sul, esperam-se ondas de 3,5 metros de altura.
