Nebulosas, Auroras Boreais e Superlua: As Melhores Imagens Espaciais de Novembro

Imagens da NASA do cometa 3I/ATLAS

O início do mês foi marcado por uma superlua
, a segunda de três previstas para este ano, que é conhecida na América do Norte como a “Lua do Castor”, referindo-se ao período em que os castores estão mais ativos e se preparam para o inverno.

Embora o termo superlua não seja uma denominação astronômica oficial, ele é normalmente utilizado para descrever uma lua cheia que ocorre a menos de 10% da distância do perigeu, conforme explica a NASA.

Superlua de novembro


As superluas ocorrem apenas três a quatro vezes por ano e sempre consecutivamente. Quando a lua cheia acontece próxima do perigeu, pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante em comparação ao apogeu (o ponto mais distante da Terra). A maior proximidade intensifica a percepção do tamanho e do brilho.

A próxima superlua do ano será no dia 4 de dezembro. Até lá, aproveite para conferir algumas das imagens impressionantes captadas por observadores ao redor do mundo.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

A aproximação do cometa 3I/ATLAS tem gerado grande curiosidade, e a coleção de novembro do APOD também inclui imagens desse “visitante” interestelar. A NASA, este mês,

revelou novas imagens

, mostrando informações sobre o misterioso cometa.

De acordo com a agência, esse é o terceiro objeto identificado a passar pelo nosso sistema solar com uma origem de fora da galáxia, sem representar risco para a Terra. Ele pode revelar segredos adicionais sobre o Universo, com vários instrumentos em operação para capturar imagens e monitorar sua trajetória.

O STEREO (Solar Terrestrial Relations Observatory) está entre os observatórios que estão acompanhando o cometa, tendo monitorado seu percurso entre 11 de setembro e 2 de outubro.

Imagens da NASA do cometa 3I/ATLAS


Apesar de muitos considerarem a imagem captada pelo STEREO uma “desilusão” nas redes sociais, ela se juntou a uma coleção de registros do 3I/ATLAS feitos por missões espaciais e telescópios terrestres.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Erupções massivas e tempestades geomagnéticas também fazem parte dos eventos registrados pelos instrumentos da NASA em novembro, causando impactos diretos na Terra, como perturbações nas comunicações e auroras boreais, que foram visíveis em vários locais, até mesmo na Flórida, EUA.

Auroras na Flórida


Mas há muito mais a descobrir na seleção de imagens de novembro: de nebulosas e “berçários” de estrelas a galáxias espirais e elípticas captadas com um nível de detalhe impressionante. Aproveite para conferir todas as imagens na galeria a seguir.

Clique na galeria para ver as melhores imagens espaciais de novembro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.