O objetivo é auxiliar os investidores a “identificar e evitar esquemas fraudulentos, especialmente por meio de canais digitais”, em um contexto onde tais fraudes estão aumentando e se tornando mais complexas. As informações estão disponíveis em uma nova seção do Portal do Investidor e também em uma nova série nas redes sociais chamada “Negócios, negócios, burlas à parte”.
Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia eacompanhe tudo em tek.sapo.pt
Embora qualquer pessoa possa estar suscetível a esquemas fraudulentos, ter um conhecimento maior sobre eles, aliado a um nível elevado de literacia financeira e a uma vigilância constante, possa proporcionar uma proteção mais eficaz, conforme apontado pela CMVM.
A nova seção de fraudes do Portal do Investidor oferece informações sobre diferentes tipos de esquemas fraudulentos, uma lista de sinais de alerta, um guia sobre como agir em situações suspeitas e dicas para reconhecer o uso indevido do nome e da imagem da CMVM, entre outros conteúdos relevantes.
Nas redes sociais, as informações são apresentadas na série “Negócios, negócios, burlas à parte”, que conta com conteúdos educativos e de conscientização sobre como os investidores podem se proteger de fraudes financeiras relacionadas a investimentos.
