Novas Exposições no MU.SA em Sintra a Partir de Outubro

Novas Exposições no MU.SA em Sintra a Partir de Outubro

A Câmara Municipal de Sintra apresenta, no MU.SA — Museu das Artes de Sintra, as exposições “A Montanha: paisagens de Sintra nas coleções municipais” e “Touch Scream”, que podem ser visitadas gratuitamente de 3 de outubro a 7 de dezembro.

Com curadoria de Victor dos Reis, a exposição “A Montanha: paisagens de Sintra nas coleções municipais” celebra os 30 anos da classificação de Sintra como Paisagem Cultural da Humanidade. Esta comemoração é, simultaneamente, uma homenagem a Sintra, à sua paisagem natural, inextricavelmente ligada a esta pequena montanha, e à paisagem moldada ao longo de gerações.

A exposição foca-se nas representações de Sintra, especialmente a partir do século XIX, onde a região é vista como um cenário, uma paisagem de características únicas. Cada imagem, artefacto ou objeto representa visualmente essa ideia de paisagem privilegiada ao longo do tempo.

As peças selecionadas pertencem a diferentes coleções municipais, que, reunidas no mesmo espaço, permitem fazer percursos e estabelecer associações entre si. Assim, ajudam a entender como, atualmente, a nossa percepção de Sintra, lembrada ou imaginada, é uma construção cultural influenciada pelo olhar dos artistas-viajantes, que ascenderam à montanha ou a representaram à distância ao longo dos anos.

A exposição “Touch Scream,” de Nádia Duvall e com curadoria de Manuel Furtado, propõe uma experiência imersiva onde arte e tecnologia se entrelaçam, desafiando as fronteiras entre o real e o imaginário.

Segundo a artista, “o título da exposição sugere uma interação filosófica e conceitual com as obras, cada uma contendo um ‘grito’ desesperado, simbolizando a expressão visceral, emocional e autêntica da vivência de ser mulher, artista e mãe. O toque refere-se não apenas à tecnologia táctil, mas à dimensão psicoafetiva da maternidade e à possibilidade de ser tocado pelos gritos silenciosos dessas obras”.

Cada peça na exposição inclui um elemento verde, referência ao Green Screen do cinema e à confusão entre screen e scream, permitindo uma interpretação dupla entre o ecrã e o grito. Este recurso, amplamente utilizado na indústria cinematográfica, facilita a criação de mundos fictícios e realidades alternativas.

Saiba mais sobre o MU.SA – Museu das Artes de Sintra, AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.