A Google está desenvolvendo novas funcionalidades para o seu Tradutor, com o objetivo de simplificar tarefas de tradução mais simples e oferecer novos recursos para tarefas mais complexas.
A informação foi divulgada pelo site Android Police, que menciona o analista AssembleDebug e as pistas que ele encontrou no código da versão 9.15.114 do software, revelando as novidades. De acordo com essa fonte, a interface da aplicação vai apresentar um novo modo de seleção, permitindo escolher entre as opções Rápido ou Avançado.
O analista especializado no ecossistema Android acredita que o modo Rápido será destinado a tarefas de tradução mais simples e imediatas, como entender o significado de itens em um menu.
O modo Avançado deve aproveitar as capacidades do Gemini, o modelo de linguagem de IA generativa mais sofisticado da Google, para traduções mais complexas que se beneficiem da compreensão do contexto e dos detalhes de um diálogo.
Conforme a mesma fonte, a atualização também trará um modo de prática que utiliza uma lógica de gamificação, com ferramentas para o aprendizado de idiomas, semelhante ao que já oferece a aplicação Duolingo.
No ano passado, a Google realizou a sua maior atualização de sempre no Tradutor, adicionando 110 novas línguas à plataforma, incluindo o português de Portugal.
O modelo de linguagem PaLM 2 foi a base para os desenvolvimentos integrados no Google Tradutor, demonstrando como a IA desempenhou um papel fundamental na aceleração do desenvolvimento desse tipo de serviço, essencial para interagir com os assistentes que a tecnologia tem possibilitado criar.
Nessa atualização, ficou disponível a possibilidade de usar ferramentas para aprender idiomas relacionados, como línguas próximas do hindi, Awadhi e Marwadi, ou os crioulos franceses, como o crioulo das Seicheles e o crioulo das Maurícias.