No top 5 dos municípios portugueses com maior ganho médio mensal bruto, destacam-se três onde a tecnologia e a ciência desempenham um papel crucial, segundo uma análise da Teamlyzer, baseada nos dados da Pordata de 2023.
No topo da lista está Castro Verde, um município cuja principal atividade é a mineração, com um salário médio de 2.479€. Alcochete ocupa a segunda posição, enquanto Sines, Vila do Porto (Açores) e Oeiras completam as posições seguintes.
Em Sines, as atividades industriais e portuárias têm um papel fundamental, mas também emergem setores como os data centers, que estão atraindo investimentos significativos, já com algumas operações em funcionamento.
Vila do Porto, nos Açores, é a terceira do ranking e abriga o Porto Espacial de Santa Maria. Já Oeiras foi escolhida por várias empresas tecnológicas e digitais para estabelecer suas operações, em áreas como Lagoas Park, Tagus Park e Quinta da Fonte.
A análise evidencia uma grande disparidade entre os salários médios nos diferentes concelhos, com Castelo Branco no último lugar. Atendendo ao esforço da cidade em se tornar um hub de serviços para a indústria de TI, a média salarial ali é 65% inferior à de Lisboa.
As capitais metropolitanas de Lisboa e Porto dominam as posições mais altas em termos de salários, com cinco das dez melhores classificações, o que evidencia uma concentração significativa de empregos de alto valor, segundo a Teamlyzer.
Ainda que muitas pessoas residam em cidades distintas das que trabalham, a compilação de dados revela que o investimento estratégico em setores específicos cria áreas com potencial para crescimento e condições atrativas.
Além disso, conforme dados do Instituto Nacional de Estatística, a Teamlyzer revelou que, das 1.510.274 empresas em Portugal, 193.153 estão registradas em apenas dois dos 308 municípios. Isso significa que uma em cada oito empresas do país está localizada em apenas uma fração do território.
No que diz respeito às grandes empresas, a maioria está concentrada em Lisboa e Porto, onde 1.550 estão localizadas. “Quase 30% das maiores empresas nacionais estão situadas em apenas 0,6% do território”, acrescenta a análise.
A Teamlyzer é uma plataforma que reúne informações sobre empresas de tecnologia em Portugal, incluindo dados sobre salários e cultura organizacional, além de outros aspectos como processos seletivos.
