Os Receios e Dúvidas sobre a IA na Perspectiva da Goldman Sachs

Os Receios e Dúvidas sobre a IA na Perspectiva da Goldman Sachs

Uma nota de análise do banco de investimento Goldman Sachs busca tranquilizar os receios que estão crescendo em Wall Street, ao afirmar que o grande potencial da tecnologia ainda a ser realizado torna quase certo que o boom da IA ainda está apenas no seu início.

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia eacompanhe tudo em tek.sapo.pt

“O enorme valor econômico prometido pela IA generativa justifica o investimento atual em infraestrutura, e os níveis gerais de investimentos em IA parecem sustentáveis, desde que as empresas esperem que esses investimentos gerem retornos acima da média a longo prazo”, destaca a nota citada pelo site Business Insider.

“Embora o investimento deva eventualmente moderar-se à medida que o ciclo de investimento em IA avance para além da fase de construção e os custos decrescentes de hardware dominem, o contexto tecnológico ainda é favorável à continuidade do investimento em IA”.

Os analistas do banco justificam a previsão com dois argumentos principais: as aplicações de IA já estão gerando ganhos de produtividade onde são implementadas, e para maximizar esses ganhos é necessária uma enorme capacidade de computação.

Segundo a mesma fonte, a longo prazo, a adoção generalizada da IA pode contribuir com 20 trilhões de dólares para a economia americana, com 8 trilhões destinados às empresas como rendimentos de capital.

Esses ganhos decorrerão de uma aceleração na automação de tarefas, que ajudará a reduzir os custos de mão de obra e aumentar os níveis de produtividade. “As nossas estimativas preliminares indicam um aumento bruto de 15% na produtividade da mão de obra em toda a economia dos EUA após a adoção total, o que esperamos que ocorra ao longo de um período de 10 anos”, é a projeção.

Para alcançar essas vantagens é necessário continuar investindo fortemente. Atualmente, o nível de investimento é considerado adequado, mas ainda está longe de alcançar um volume suficiente para potencializar os ganhos desejados. A história é um indicativo disso.

Nos booms tecnológicos anteriores, os investimentos em tecnologia corresponderam a valores entre 2% e 5% do PIB, tendo como referência o mercado norte-americano. Agora, os investimentos em IA não ultrapassam 1% do PIB, com um total previsto para este ano de 300 bilhões de dólares.

Apesar disso, as dúvidas sobre o setor são consideradas válidas, e uma delas é se o investimento massivo em tecnologia e infraestrutura nesta fase inicial garantirá uma posição privilegiada no futuro.

A Goldman Sachs afirma que isso pode não ser garantido, evidenciando que a história já mostrou que quem entra mais tarde em determinado mercado também pode obter sucesso. Muitas vezes, isso acontece porque nesse momento aparece a oportunidade de adquirir ativos a preços mais baixos, vendidos por aqueles que não conseguiram se manter na competição. É uma forma de entrar no mercado já com o know-how que outros levaram anos para construir. A história demonstra que em algumas ocasiões isso resulta, enquanto em outras não.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.