O projeto chamado Forest Listeners é uma nova experiência online desenvolvida pelo Google Arts & Culture em colaboração com a Google DeepMind e a organização WildMon. Ele permite que as pessoas ajudem cientistas a preservar a biodiversidade das florestas tropicais brasileiras.
Fique por dentro de todas as novidades da tecnologia eacompanhe tudo em tek.sapo.pt
Como explica a Google, é possível avaliar a “saúde” de uma floresta ouvindo a diversidade de sons e os padrões de comportamento dos animais. No entanto, a análise de milhares de horas de gravações representa um desafio para os cientistas.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
A IA pode ser útil nessa área, mas existe uma escassez de dados de treino para modelos de áudio voltados para muitas espécies importantes, incluindo aquelas nas florestas brasileiras. Com o Forest Listeners, pessoas de todo o mundo podem se unir aos esforços de conservação.
Veja o vídeo
Nesta experiência, que transporta os usuários a uma floresta virtual inspirada nos ecossistemas tropicais brasileiros, é possível ouvir trechos de áudio captados no campo e identificar se pertencem a determinadas espécies. Ao todo, a experiência é fundamentada em mais de 1,2 milhão de gravações feitas em florestas tropicais brasileiras.
Cada resposta fornecida ajuda a treinar o Perch, um modelo de IA desenvolvido pela Google DeepMind que serve para identificar espécies pelos sons que emitem, além de ajudar a aprimorar uma nova ferramenta Open Source criada especialmente para cientistas.
Assine a newsletter do TEK Notícias e receba diariamente as principais notícias de tecnologia na sua caixa de entrada.
