Partos de Não-Residentes no Hospital de São José Aumentam, Mas Impacto é Menor

Invasão de Drones Russos na Estônia: Conflito Militar Torna-se 'Inevitável'

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde concluiu que a procura das urgências da ULS de São José por cidadãos estrangeiros não-residentes aumentou 16,5% entre 2023 e 2024, totalizando quase 15 mil atendimentos. De acordo com o jornal Público, apesar do crescimento, o peso destes episódios no total das urgências manteve-se baixo: 5,85% em 2023 e 6,88% em 2024.

O número de partos realizados após entrada na urgência mais do que duplicou, passando de 83 para 188, mas continua a representar uma parcela residual; 5,6% do total. O documento destaca que estas mulheres contribuíram para cerca de 21% do aumento global dos partos, sem impacto relevante na capacidade dos serviços.

A doença foi o principal motivo de recurso às urgências gerais e pediátricas, representando mais de 70% dos episódios.

Do total de atendimentos, metade dos doentes tinha cobertura por acordos internacionais ou seguros; os restantes 53% não possuíam qualquer proteção.

Em 2023 e 2024, a ULS faturou cerca de 4,25 milhões de euros em cuidados prestados a não-residentes, recebendo até abril de 2025 cerca de 767 mil euros relativos a doentes sem acordos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.