Nos Estados Unidos, os smartphones Pixel 9 e Pixel 10 da Google oferecem uma funcionalidade que permite o uso de redes de satélite para enviar SMS em situações de emergência. Agora, a conectividade via satélite nos modelos mais recentes da Google está prestes a chegar à Europa, conforme anunciado pela Orange.
Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia eacompanhe tudo em tek.sapo.pt
A operadora francesa informou que, o serviço, denominado “Message Satellite”, estará disponível no mercado francês a partir de 11 de dezembro, permitindo que os usuários enviem e recebam SMS via satélite em áreas onde não há cobertura de rede móvel ou Wi-Fi.
Essa novidade também será acessível a clientes profissionais e empresariais, mas somente a partir de 2026. O serviço é resultado de uma parceria com a Skylo, a mesma provedora de redes NTN que, nos Estados Unidos, colabora com a Google para oferecer conectividade via satélite nos smartphones Pixel.
Segundo a Orange, o serviço utiliza a tecnologia Direct to Device, que possibilita a comunicação direta entre smartphones e satélites. Para usufruir do serviço, os clientes franceses com smartphones Pixel 9 ou Pixel 10 precisam ter um plano Orange 5G ou 5G+. Durante os seis primeiros meses, o acesso é gratuito e, após esse período, custará 5 euros por mês.
Nesta fase inicial, o serviço estará disponível apenas para os smartphones da Google, mas a operadora pretende expandi-lo para mais dispositivos compatíveis de outras marcas. Embora disponível exclusivamente para clientes no mercado francês, a cobertura do serviço abrange 36 outras regiões, incluindo Alemanha, Bélgica, Suíça, Estados Unidos e Canadá, conforme informou a Orange.
