Se anteriormente os serviços de televendas eram um teste à paciência dos utilizadores, atrásra, com as proteções do RGPD, são as chamadas de spam que estão se tornando um grande problema. Não há nada mais frustrante do que receber uma ligação e ser atendido por um bot ou por uma pessoa a perguntar se falamos inglês para nos “vender” criptomoeda.
Para ajudar nisso, existem ferramentas que permitem identificar a origem de um número, ou melhor, verificar se ele está listado em bases de dados de spam. O
Ligaram.me
é um projeto que visa auxiliar os utilizadores a evitarem chamadas fraudulentas, identificando números suspeitos e de spam em Portugal.
O site disponibiliza uma base de dados com estatísticas atualizadas e ferramentas práticas para ajudar os utilizadores a identificar e reportar chamadas suspeitas. Ainda reúne uma seção de artigos sobre fraudes, segurança e educação. Funciona também como uma plataforma interativa onde os usuários podem comentar, avaliar e dar likes a comentários úteis sobre os números denunciados.
