Lando Norris e Oscar Piastri foram desclassificados do Grande Prémio de Las Vegas, da Fórmula 1, devido a incompatibilidades técnicas em seus carros.
Um relatório de um delegado da FIA aponta que a espessura da prancha do fundo do carro apresentou um desgaste excessivo, apresentando menos de 9 mm. Com as irregularidades constatadas nos dois monolugares, houve alterações na classificação do GP de Las Vegas, impactando também o Mundial de pilotos.
A espessura da prancha, que tem como objetivo garantir uma altura mínima do chão, infringe as normas técnicas e foi a razão da desclassificação da dupla da McLaren. A equipe não apresentou uma justificativa válida para o desgaste das pranchas, resultando na sanção.
Max Verstappen é um dos beneficiados, mantendo-se firme na disputa pelo título. O piloto da Red Bull igualou Oscar Piastri na classificação, ambos com 366 pontos, e está a somente 24 do líder Lando Norris.
Lando Norris havia conquistado o segundo lugar e se aproximava cada vez mais do título, especialmente após seu colega de equipe ter terminado em quarto. O britânico da McLaren poderia celebrar sua vitória já no Catar, mas atrásra as contas se complicaram.
Restam dois GP no calendário – Catar e Abu Dhabi – com 58 pontos em jogo.
Quanto à corrida, Kimi Antonelli assume o terceiro lugar do pódio.
