Ryanair encerrará todas as suas rotas para os Açores a partir de março devido às “elevadas taxas aeroportuárias

Ryanair encerrará todas as suas rotas para os Açores a partir de março devido às "elevadas taxas aeroportuárias

MADRID, 21 de novembro. (EUROPA PRESS) –

A Ryanair anunciou o encerramento de todas as suas rotas para os Açores (Portugal) a partir de março de 2026, em resposta às “altas taxas aeroportuárias” estabelecidas pelo “monopólio aeroportuário ANA” e à “inércia do Governo português”.

A companhia aérea irlandesa critica o governo luso, pois as taxas de controle de tráfego aéreo aumentaram em 120% desde a pandemia e, além disso, foi introduzido um imposto de viagem de 2 euros para viajar ao arquipélago.

A ANA, gestora aeroportuária portuguesa, é propriedade do grupo francês Vinci desde 2013, e a Ryanair critica que obtém “lucros monopolistas” e pode aumentar as taxas aeroportuárias “sem penalização”.

Por isso, a companhia pede ao governo português que intervenha e garanta que os seus aeroportos, que são “uma parte fundamental” da infraestrutura nacional, especialmente em um território insular como os Açores.

Assim, a companhia aérea tomou uma decisão semelhante à que adotou em outros países da União Europeia, como a Espanha, onde cortou mais de dois milhões de assentos e cancelou suas operações em vários aeroportos regionais alegando as “elevadas” taxas aeroportuárias do “monopólio” Aena.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.