Dezoito seleções já asseguraram a sua qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026, que será realizado na América do Norte (EUA, México e Canadá).
As últimas duas seleções a se qualificarem vieram da Confederação Africana de Futebol (CAF), com a Tunísia se juntando a Marrocos como representantes africanos confirmados na competição.
EUA, México e Canadá, por serem os anfitriões, já tinham garantidas suas vagas na fase final da competição, que contará pela primeira vez com 48 seleções participantes.
As duas vitórias nas duas primeiras rodadas da qualificação europeia deixaram Portugal em boa posição para também marcar presença.
O processo de qualificação na América do Sul (CONMEBOL) foi encerrado na madrugada de hoje, com a Bolívia superando a Venezuela no último instante, garantindo assim um lugar no play-off (7.º lugar), uma vez que as seis seleções que se classificaram diretamente já estavam definidas.
Três vagas da CONCACAF (América do Norte, Central e Caraíbas) e duas das oito da AFC (Ásia), que pode ter mais uma vaga via play-off, ainda estão pendentes.
Na UEFA, nenhum dos 16 lugares foi preenchido, uma vez que estamos no meio do processo de qualificação.
Com as classificações de Marrocos e Tunísia, a África possui sete vagas diretas ainda a serem preenchidas, mas pode ter uma 10.ª seleção através do play-off intercontinental. Cabo Verde poderá fazer sua estreia no torneio, pois lidera seu grupo com uma vantagem de quatro pontos sobre o segundo colocado, restando duas rodadas.
O Mundial de 2026 será a 23.ª edição do torneio e ocorrerá entre 11 de julho e 19 de julho no Canadá, Estados Unidos e México. O sorteio dos grupos está agendado para 6 de dezembro.
