O evento reuniu 500 participantes, incluindo motoristas TVDE, representantes de frotas e do setor da mobilidade, para discutir os desafios e as perspectivas da área.
A Semana Europeia da Mobilidade acontece até o dia 22 de setembro e, para celebrar, a Bolt organizou um evento na última terça-feira, focado na discussão sobre mobilidade em nosso país.
O evento contou com a presença de 500 participantes, entre motoristas TVDE, frotas e operadores, além de representantes do setor da mobilidade, todos reunidos para refletir sobre os desafios e as perspectivas do setor.
O primeiro painel, que incluiu o diretor de serviços de estudos, avaliação e prospetiva do IMT, o diretor de mobilidade da câmara de Lisboa, um membro do conselho de administração dos Parques Tejo e o diretor regional para o sul da Europa da Bolt, teve como tema o futuro da mobilidade nas diversas áreas urbanas. A integração de sistemas e a colaboração entre municípios, operadores e entidades reguladoras foram destacadas como essenciais.
O segundo painel foi dedicado ao tema da segurança na mobilidade. Ana Tomaz, da Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária, enfatizou a importância de combater a ideia de que as mortes nas estradas são inevitáveis, citando cidades europeias que já alcançaram zero mortes.
O último painel reuniu representantes de TVDE e táxis para debater os desafios da mobilidade compartilhada. Victor Soares, da Associação Nacional Movimento TVDE, argumentou que esse serviço proporciona proximidade, preços mais acessíveis e segurança. Por outro lado, Ivo Fernandes, da Associação Portuguesa de Transportes em Automóveis Descaracterizados, ressaltou as diferenças entre táxis, que são um instrumento do Estado para assegurar transporte público em todo o território, e os TVDE, que considerou transporte comercial e opcional, defendendo ajustes legislativos para esclarecer os papéis de cada serviço.
Paulo Carneiro, da RadiTáxis, afirmou que os táxis enfrentam dificuldades no acesso à atividade, além de problemas relacionados às corridas sem passageiros, especialmente para motoristas provenientes de concelhos vizinhos.
O evento foi encerrado por Mário Morais, country manager da Bolt, que destacou que o mercado “ainda tem muito espaço para crescer” e defendeu a integração de táxis e TVDE nas plataformas, a fim de oferecer mais opções aos clientes.
