O selecionador José António Silva anunciou esta segunda-feira a convocatória da seleção nacional feminina de andebol para o início da qualificação para o Europeu de 2026, destacando os retornos de Patrícia Lima (MKS Lublin), Patrícia Rodrigues (Benfica) e Rita Campos (Málaga).
Portugal faz parte do Grupo 4, ao lado de Montenegro, Islândia e Ilhas Faroé, e começa a sua trajetória no dia 15 de outubro, em Podgorica, enfrentando as montenegrinas, antes de enfrentar a Islândia em Matosinhos, no dia 19. Rita Campos e Ana Carolina Silva (Clermont) se juntarão ao grupo apenas para o segundo jogo.
A lista de 18 jogadoras apresenta poucas alterações em relação à que participou no Torneio Internacional de Angola, em setembro. A única mudança é a saída de Júlia Figueira (Porriño).
“O grupo oferece todas as garantias para desenvolver um bom trabalho e permite diversas nuances do ponto de vista tático que atrásra procuraremos trabalhar”, afirmou o selecionador, enfatizando que a equipa “está confiante e quer dar continuidade às boas exibições conseguidas em Luanda.”
Portugal busca a terceira participação em fases finais do Campeonato da Europa, após ter estado presente em 2008 e no último torneio, em 2024. A preparação inicia na Maia, na próxima segunda-feira, antes da viagem para Montenegro, que é considerado o favorito do grupo.
Lista das 18 convocadas:
Caroline Martins (MKS Lublin, Pol), Jéssica Ferreira (CSM Targu Jiu, Rom), Matilde Rosa (Benfica); Ana Carolina Silva (Clermont, Fra), Joana Resende (Málaga, Esp), Beatriz Sousa (Toulon, Fra), Luciana Rebelo (Almeida Garrett); Constança Sequeira (Benfica), Mihaela Minciuna (Benfica), Patrícia Lima (MKS Lublin, Pol); Luana Jesus (Gil Eanes), Carolina Monteiro (Benfica), Carmen Figueiredo (Elche, Esp), Anaïs Gouveia (Füchse Berlim, Ale), Patrícia Rodrigues (Benfica); Nádia Rodrigues (Benfica), Débora Moreno (Alba Fehérvar, Hun), Rita Campos (Málaga, Esp).
