A Proteção Civil solicitou à população, nesta terça-feira, que tome medidas preventivas devido às previsões de chuva, vento e agitação marítima para os próximos dias.
Em um aviso à população, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para a possibilidade de inundações e deslizamentos de terras, especialmente com a intensificação das condições climáticas em Portugal continental, em decorrência da passagem da depressão Cláudia.
Portugal continental e o arquipélago da Madeira estarão sob avisos meteorológicos a partir desta terça-feira e pelo menos até o final do dia de quinta-feira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê chuvas intensas, acompanhadas de trovoadas em todo o território, além de ventos com rajadas de até 90 quilômetros por hora, que nas regiões montanhosas podem chegar a 110 quilômetros por hora.
A agitação marítima, com ondas entre quatro e quatro metros e meio, também está entre as previsões do IPMA, destacadas pela Proteção Civil.
A ANEPC alerta para a possibilidade de inundações em áreas urbanas, cheias potencializadas pelo transbordo de rios e ribeiras e deslizamentos de terras, além da contaminação de fontes de água potável por resíduos resultantes de incêndios florestais.
As recomendações incluem a desobstrução dos sistemas de escoamento, a condução defensiva em relação ao solo escorregadio e a remoção de animais e equipamentos de áreas propensas a inundações.
Além disso, atividades no mar e passeios à beira-mar estão desaconselhados.
