WhatsApp abre a porta para conversas com outros aplicativos de mensagens: novidade em teste

WhatsApp abre a porta para conversas com outros aplicativos de mensagens: novidade em teste

Na União Europeia, o Regulamento dos Mercados Digitais (DMA) determina que as plataformas reconhecidas como “gatekeepers” devem garantir a interoperabilidade das funcionalidades de seus serviços. A Meta tem se dedicado a essa questão, e em breve, o WhatsApp permitirá o envio de mensagens para outras aplicações.

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

Recentemente, o portal WABetaInfo informou que a aplicação de mensagens instantâneas recebeu uma nova atualização pelo programa Google Play Beta, passando para a versão 2.25.33.8. Essa atualização traz uma nova funcionalidade que possibilita integrar conversas de outras aplicações, em cumprimento às exigências do DMA, disponível atualmente para alguns usuários europeus que são “beta testers”.


O portal também destacou que estava em fase de desenvolvimento uma funcionalidade para criar grupos com usuários de outras aplicações. Ao que parece, a nova opção permitirá funcionalidades básicas, como enviar mensagens, fotos, vídeos, áudios e documentos.

Os usuários poderão gerir as mensagens recebidas em uma caixa de entrada “combinada”, com a possibilidade de acessar uma versão que separa as conversas entre aplicativos.

Além disso, haverá opções de personalização, como receber notificações, gerenciar a qualidade dos arquivos enviados e alertas in-app. Entretanto, algumas funcionalidades nativas do WhatsApp não estarão disponíveis para este tipo de interação com outros serviços, como o uso de “stickers” e mensagens temporárias.

Quando os usuários se comunicarem entre plataformas, apenas o número de telefone será compartilhado. Dado que outros serviços de mensagens podem ter políticas de privacidade distintas, especialmente em relação à criptografia, o WhatsApp recomendará que os usuários revejam os termos dessas aplicações de terceiros antes de utilizarem a funcionalidade.

Atualmente, a única aplicação de terceiros com suporte à interoperabilidade no WhatsApp é a BirdyChat. Os desenvolvedores interessados precisam submeter seus pedidos ao serviço da Meta para que suas aplicações sejam incluídas.

A participação estará restrita às empresas que atenderem aos requisitos de segurança e criptografia da Meta. Ainda não há uma data oficial para o lançamento da funcionalidade.

Vale lembrar que, no ano passado, a Meta já havia compartilhado detalhes de sua estratégia para cumprir os requisitos do DMA da União Europeia, especialmente em relação à interoperabilidade do Messenger e do WhatsApp com outras aplicações de mensagens.

As mudanças previstas incluem um fluxo de informações e integração para notificar os usuários sobre opções de chat de terceiros, permitindo que autorizem a interoperabilidade com essas alternativas.

Segundo a empresa, para este ano está “prometida” a opção de criar chats em grupo e, para 2027, as chamadas de voz e vídeo, conforme estipulado no regulamento europeu dos mercados digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.