A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, foi a que mais usuários perdeu no último ano em Portugal. Segundo a edição de 2025 do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, da Marktest, quase 24% dos usuários abandonaram pelo menos uma plataforma no último ano.
Fique por dentro das principais notícias de tecnologia eacompanhe tudo em tek.sapo.pt
O estudo também revelou que o número médio de redes sociais em que os usuários possuem perfis aumentou para 7 em 2025. Entre os mais jovens, esse número chega a 10 redes.
Os dados mostram que, entre os entrevistados que admitiram ter deixado alguma rede social nos 12 meses anteriores, a X recebeu o maior número de menções, com 32%. O Snapchat ficou em segundo lugar, com 31%, e o Facebook em terceiro, com 19%.
Os principais motivos para o abandono das plataformas incluem a falta de interesse, mencionada por 28% dos entrevistados. No caso da rede social X, 13% dos ex-usuários citou o comportamento ou o nome de Elon Musk como razão para deixar a plataforma, logo após a falta de interesse e o cansaço.
Vale lembrar que Elon Musk anunciou a oferta de aquisição do Twitter em abril de 2022, com planos de transformar a plataforma em uma “app para tudo”, logo após ter comprado quase 10% do capital da empresa.
Na ocasião, a administração da rede social se posicionou contra a venda, mas acabou mudando de ideia. Elon Musk, por sua vez, também reconsiderou, mas em sentido oposto. O empresário tentou anular a proposta, alegando que não teve acesso a informações cruciais para avaliar o valor da rede social.
No entanto, Elon Musk não conseguiu reverter a proposta de compra, e a aquisição foi concretizada no final de outubro. Entre as grandes mudanças implementadas na rede social, em 2023, o Twitter passou por uma transformação significativa, com a mudança de nome para X, uma alteração que gerou grande repercussão na Internet, tanto em palavras quanto em memes.
Clique nas imagens para relembrar as reações à mudança de nome do Twitter.
