A série T da Xiaomi tem uma alta demanda e, como destacado por Tiago Flores, diretor geral da marca em Portugal, em entrevista ao TEK Notícias, representa anualmente a maior expansão nas vendas da fabricante chinesa neste segmento de smartphones.
Com a nova gama, a Xiaomi aposta em experiências premium, especialmente na área da fotografia, fortalecendo sua parceria com a Leica. O Xiaomi 15T Pro se destaca nesta categoria, trazendo características dos modelos superiores, mas com um preço mais “acessível” no segmento de topo de gama.
Fique por dentro das notícias mais importantes sobre tecnologia eacompanhe tudo em tek.sapo.pt
O primeiro contato com o smartphone foi positivo, e a análise mais detalhada confirma que suas características são muito atrativas para quem busca aproveitar ao máximo a experiência fotográfica.
O aparelho possui uma configuração de câmaras traseiras com um sensor principal de 50 MP, equipado com uma lente ótica Leica Summilux, além de uma ultra-grande-angular de 12 MP. Um dos grandes destaques é a inclusão de uma teleobjetiva periscópica, também com 50 MP, que oferece zoom óptico de 5x, zoom digital de 10x e até 20x de Ultra Zoom.
A teleobjetiva é excelente para capturar detalhes que muitas vezes passam despercebidos, como a delicadeza das penas de um pássaro a distância ou as texturas em murais de arte urbana. Ela também se destaca em fotografia macro, capturando objetos próximos com grande definição.
Entretanto, ao usar o Ultra Zoom para distâncias maiores, os resultados podem ser insatisfatórios. Nessas situações, as limitações do processamento de imagem com IA se tornam evidentes, ocasionando fotos com aparência artificial.
Clique para visualizar as fotografias capturadas com o Xiaomi 15T Pro
As fotos tiradas com a câmera principal se destacam pela qualidade de imagem e tons equilibrados (com um estilo vibrante da Leica), e pela adequada preservação de detalhes em áreas claras e escuras, especialmente em ambientes bem iluminados, como paisagens diurnas.
A performance em ambientes noturnos é desafiadora, mas a câmera principal ainda se destaca. A ultra-grande angular, por sua vez, mostra-se menos eficaz, com dificuldades de focagem e captação em condições de baixa iluminação.
Em relação ao vídeo, tanto o Xiaomi 15T Pro quanto a versão padrão oferecem gravações em 4K a 30fps, com HDR10+ em todas as distâncias focais. No modelo Pro, a câmera principal pode gravar em 4K a 120 fps, recurso bastante útil para criadores de conteúdo.
Design elegante e robusto
Externamente, o Xiaomi 15T Pro exibe um design premium, discreto e elegante, com algumas semelhanças aos smartphones da Apple. O modelo testado, na cor Mocha Gold, exibe tons achocolatados e dourados, conferindo um toque moderno.
A elegância do design combina-se com uma construção robusta, apresentando um painel traseiro em liga de alumínio de alta resistência, proteção Gorilla Glass 7i na tela e certificação IP68. Os cantos arredondados garantem conforto na utilização e o módulo de câmaras é discretamente projetado, mantendo o smartphone estável em superfícies planas.
Clique nas imagens para ver o Xiaomi 15T Pro em detalhes
Além da fotografia, o ecrã é uma das áreas onde o Xiaomi 15T Pro se destaca. O painel AMOLED atrásra possui 6,83 polegadas de tamanho e uma resolução 1,5K, com molduras finas e uma taxa de atualização elevada, proporcionando uma experiência fluída de visualização e navegação.
Com um brilho máximo de 3.200 nits, o ecrã adapta-se facilmente a diferentes condições de iluminação. Essas características são atrativas para quem gosta de assistir a vídeos e séries no smartphone, e os gamers também apreciarão a taxa de atualização de 144 Hz.
Para complementar a experiência visual, o smartphone oferece duas colunas estéreo com Dolby Atmos para uma melhor imersão sonora. E a Xiaomi também atualizou seu ecossistema de gadgets, incluindo os auriculares Open Wear Stereo Pro, que também testamos.
O modelo dos auriculares tem um design “aberto”, permitindo que os usuários estejam cientes do ambiente ao seu redor enquanto escutam música ou atendem chamadas. Apesar do estilo futurista dos Open Wear Stereo Pro, sentimos que há espaço para melhorias no formato.
Pessoas com orelhas maiores ou que usam óculos com armações espessas podem ter dificuldades em encontrar o encaixe ideal. Embora os auriculares sejam relativamente estáveis na maioria das situações, sentimos a falta de um sistema de fixação mais robusto.
Com o design “aberto”, o perfil sonoro não oferece a mesma profundidade ou dinâmica que fones de ouvido “fechados”, e, no modo padrão, a qualidade de som pode ficar abaixo das expectativas. Contudo, ao ajustar o som pelo app Xiaomi Earbuds, é possível melhorar a experiência com perfis afinados pela Harman e explorar opções úteis como o ajuste automático baseado no ambiente.
Desempenho fluido e boa autonomia
Diferente dos modelos mais avançados da linha, que utilizam processadores Snapdragon 8 Elite da Qualcomm, o Xiaomi 15T Pro é equipado com um processador Dimensity 9400+ da MediaTek, mas ainda assim apresenta um desempenho satisfatório.
O smartphone realiza muito bem as tarefas do dia a dia, permitindo transições suaves entre aplicativos e um bom desempenho em multitarefa. Essa fluidez também se mantém em tarefas mais exigentes, como edição de vídeo ou em jogos com gráficos pesados.
Apesar de apresentar algum “bloatware”, o HyperOS da Xiaomi possibilita uma navegação intuitiva, com foco em interações com outros dispositivos do ecossistema da marca e em funções inteligentes, que já são uma tendência, incluindo a integração com o Gemini da Google e as capacidades de edição de imagem do modelo Nano-Banana.
Na época dos testes, a atualização para o HyperOS 3 ainda não estava disponível, mas vale lembrar que essa versão promete uma interface renovada e uma experiência de software mais conveniente, além de novas opções de conexão com dispositivos Apple, como Macbooks, iPads e iPhones.
Modelos como o Xiaomi 15T Pro trarão também mais funcionalidades inteligentes, com a marca expandindo seu sistema HyperAI para texto, aprimorando gravação de voz, buscando mais personalização em imagem e oferecendo novas capacidades de pesquisa de informações e documentos no smartphone.
A autonomia da bateria é outro grande ponto do smartphone: sua capacidade aumentou para 5.500 mAh, permitindo uma duração de até dois dias com uso moderado, ou um dia com atividades mais intensas.
O dispositivo suporta carregamento HyperCharge de 90 W com fio e 50 W sem fio, um recurso herdado da geração anterior. Embora a potência do carregamento por fio tenha diminuído em comparação aos 120 W do Xiaomi 14T Pro, o sistema ainda se mostra eficiente.
Em resumo, o Xiaomi 15T Pro se apresenta como uma opção sólida no mercado, oferecendo uma experiência robusta em áreas-chave, como fotografia, desempenho, tela e bateria. O Xiaomi 15T Pro está disponível em color Black, Gray e Mocha Gold, com versões de RAM/armazenamento de 12 GB/512 GB por 899,99 euros e 12 GB/1 TB por 999,99 euros.
