O governo palestino aplaude a “corajosa” decisão de Portugal de reconhecer o Estado da Palestina

O governo palestino aplaude a "corajosa" decisão de Portugal de reconhecer o Estado da Palestina

Siga ao vivo as últimas notícias sobre a guerra no Oriente Médio

Pede aos que ainda não deram esse passo que o façam para “proteger a solução de dois Estados”, respaldada internacionalmente.

MADRID, 20 Set. (EUROPA PRESS) –

O Governo palestino aplaudiu neste sábado a decisão de Portugal de reconhecer o Estado da Palestina, ressaltando que se trata de “uma decisão corajosa, coerente com o Direito Internacional e as resoluções das Nações Unidas”, em meio à onda de reconhecimentos por países ocidentais nas últimas semanas.

O Ministério das Relações Exteriores palestino manifestou em um comunicado publicado em sua conta na rede social X que a decisão de Lisboa “apoia os esforços para alcançar a paz e implementar a solução de dois Estados”, antes de pedir aos países que ainda não deram esse passo que anunciem o reconhecimento da Palestina para “proteger a solução de dois Estados”, apoiada pela comunidade internacional e rejeitada por Israel.

Assim, pediu aos esses países que “participem ativamente dos esforços internacionais para conseguir o cessar imediato da guerra, proteger a população civil e iniciar um processo político negociado que ponha fim à ocupação e permita ao povo palestino exercer seu direito à autodeterminação” para “alcançar a segurança, a estabilidade e a prosperidade dos países e povos da região”.

O comunicado chegou após o Ministério das Relações Exteriores português anunciar na sexta-feira que reconhecerá o Estado da Palestina no âmbito da próxima sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, prevista para a semana que vem, seguindo os passos de outros países como França, Austrália, Reino Unido ou Canadá.

“A declaração oficial de reconhecimento terá lugar no domingo, 21 de setembro, antes da conferência de alto nível da próxima semana”, afirmou. O ministro das Relações Exteriores, Paulo Rangel, já havia antecipado durante sua visita ao Reino Unido na segunda-feira que não via qualquer obstáculo para dar esse passo sobre o reconhecimento do Estado da Palestina.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.