Em 1 de outubro, celebra-se o Dia Internacional do Idoso. Por isso, a DECO dedica este espaço aos consumidores mais velhos, com o objetivo de alertá-los sobre práticas comerciais desleais.
Os consumidores idosos são, por vezes, considerados por empresas sem escrúpulos como “alvos fáceis” para a venda de serviços e produtos. É crucial que esses consumidores estejam atentos e bem informados, para que possam agir de forma segura diante de abordagens desleais ou enganosas por parte de vendedores.
É importante que os idosos denunciem sempre que sentirem pressão para assinar algum documento, sem realmente querer fazê-lo, ou quando informações são omitidas ou fornecidas de forma falsa.
As recomendações da DECO para os consumidores seniores são as seguintes:
Ler atentamente o contrato proposto;
Esclarecer todas as dúvidas. Se necessário, pedir uma cópia do contrato e recorrer a serviços de apoio ao consumidor;
Se sentir pressão para assinar o contrato, saiba que tem 14 dias para rescindir o contrato sem penalização, não sendo necessário alegar qualquer motivo. Nesse caso, envie uma carta registrada com aviso de recebimento.
Se o contrato foi celebrado sob práticas agressivas, saiba que tem até um ano para anulá-lo.
Denunciar à entidade competente do setor (como a ASAE, ANACOM ou Banco de Portugal) para que medidas sejam tomadas, incluindo a aplicação de multas a esses profissionais e empresas.
Informe-se conosco e conte com nosso apoio.
Contate a DECO MADEIRA pelo telefone 968 800 489/291 146 520 ou pelo e-mail deco.madeira@deco.pt. Siga-nos nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!
