A Polestar apresentou em Gotemburgo uma atualização significativa para seu SUV de topo, o Polestar 3 MY26. Este modelo atrásra incorpora uma nova arquitetura elétrica de 800 Volts, que melhora significativamente a velocidade de carregamento da bateria, além de permitir a instalação de um novo motor elétrico mais eficiente e um novo conjunto de baterias.
Fique por dentro das novidades no setor de tecnologia eacompanhe tudo em tek.sapo.pt
Com essa arquitetura, o Polestar 3 consegue carregar a bateria muito mais rapidamente (até 310 kW), sendo capaz de ir de 10% a 80% em apenas 22 minutos, representando um aumento de 25% em relação à plataforma anterior. Essa evolução também se deve ao novo pack de bateria fornecido pela CATL, que atrásra disponibiliza um pack de 92 kWh para o modelo de tração traseira e de 106 kWh para as versões Dual motor e Performance.
Na atualização do motor, o modelo de tração traseira atrásra conta com um novo motor traseiro síncrono de ímanes permanentes, desenvolvido internamente, que entrega 245 kW de potência, equivalente a 333 cv. Nas versões Dual motor, o Polestar 3 atinge uma potência total de 400 kW (544 cv) e 500 kW (680 cv) para a versão Performance. Para aumentar a eficiência energética, as versões com motorização dupla incluem um sistema que desconecta automaticamente o motor dianteiro quando não é necessário, garantindo maior autonomia durante a condução diária.
Clique nas imagens para mais detalhes
No interior, a principal atualização foi a introdução de um novo sistema de computação central. O antigo sistema Nvidia Drive AGX Xavier foi substituído pelo novo Orin, que eleva a capacidade de processamento de 30 para 254 TOPS (triliões de operações por segundo). Essa melhoria, com um aumento de capacidade de computação oito vezes superior, permite uma gestão mais rápida e inteligente de todos os sistemas de segurança ativa, assistência à condução, gestão da bateria e demais sensores.
O mais relevante é que a Polestar se compromete a realizar a atualização do hardware gratuitamente como uma modificação retroativa, disponível para todos os atuais clientes do Polestar 3, com início previsto para o próximo ano.
Como já é habitual, com o lançamento de um novo modelo anual, o MY26 traz novas nomenclaturas de versões (Rear motor, Dual motor e Performance), packs opcionais simplificados e atualizações no design e nos materiais, incluindo nova cor cinza metálico escuro “Storm”, e os estofos de série passam a contar com a versão MicroTech na cor Charcoal, com acabamentos em alumínio reaproveitado, anteriormente oferecidos como opcionais.
