MADRI, 29 de outubro. (EUROPA PRESS) –
O presidente da IBM para Espanha, Portugal, Grécia e Israel, Horacio Morell, afirmou nesta quarta-feira que a Espanha tem a “oportunidade” de liderar o setor de computação quântica em escala europeia.
“A Espanha tem a oportunidade de liderar o setor chave da computação quântica em escala europeia e não podemos fazer isso sozinhos. Quanto mais atores estiverem envolvidos, melhor”, destacou durante a nova edição dos ‘Desayunos Esade’, organizada pela Esade Alumni com o patrocínio da CriteriaCaixa e realizada no campus da instituição acadêmica em Madri.
Morell também enfatizou que a colaboração é a base de sua estratégia. “Graças à comunidade, estamos avançando mais rápido do que o previsto. Por isso, no próximo ano demonstraremos que alcançamos a vantagem quântica. Muitos dos desafios que estabelecemos para 2040 começarão a ser cumpridos já em 2029”, afirmou o presidente da IBM.
Especificamente, o executivo explicou que esta evolução será desenvolvida em três fases. “A primeira aplicação que veremos será no design de materiais, na geração de novas moléculas e fármacos; a segunda resolverá problemas de otimização e se aplicará, entre outros, a produtos financeiros e a rotas logísticas; e a terceira irá aprofundar nas matemáticas, onde a inteligência será capaz de desencriptar”, destacou Morell.
Em relação à inteligência artificial (IA), o presidente da IBM ressaltou que, apesar da rápida adoção por parte dos usuários, “ainda falta uma verdadeira transformação nas empresas”.
Para acelerar essa mudança, a IBM reforçou sua equipe com o objetivo de fortalecer a relação com os clientes e oferecer respostas “mais ágeis” às suas necessidades.
Segundo a visão de Morell, o futuro passará por modelos especializados e adaptados a cada organização, integrados com agentes de inteligência artificial capazes não apenas de responder, mas também de executar tarefas.
Durante sua palestra, o executivo revisou a trajetória da IBM, uma empresa que está prestes a completar um século de presença na Espanha, e destacou seu “compromisso” com a pesquisa e a colaboração.
Atualmente, a IBM trabalha com mais de 300 empresas parceiras e uma comunidade de 800.000 pesquisadores com acesso aberto a seus equipamentos e modelos.
Entre seus marcos mais recentes, Horacio Morell mencionou o IBM System Two, o sexto computador quântico mais potente do mundo e o segundo na Europa. “Investimos no processador, mas atrásra precisamos desenvolver toda uma indústria”, comentou.
