Morell (IBM) afirma que a Espanha tem a “oportunidade” de liderar o setor de computação na Europa

Morell (IBM) afirma que a Espanha tem a "oportunidade" de liderar o setor de computação na Europa

MADRI, 29 de outubro. (EUROPA PRESS) –

O presidente da IBM para Espanha, Portugal, Grécia e Israel, Horacio Morell, afirmou nesta quarta-feira que a Espanha tem a “oportunidade” de liderar o setor de computação quântica em escala europeia.

“A Espanha tem a oportunidade de liderar o setor chave da computação quântica em escala europeia e não podemos fazer isso sozinhos. Quanto mais atores estiverem envolvidos, melhor”, destacou durante a nova edição dos ‘Desayunos Esade’, organizada pela Esade Alumni com o patrocínio da CriteriaCaixa e realizada no campus da instituição acadêmica em Madri.

Morell também enfatizou que a colaboração é a base de sua estratégia. “Graças à comunidade, estamos avançando mais rápido do que o previsto. Por isso, no próximo ano demonstraremos que alcançamos a vantagem quântica. Muitos dos desafios que estabelecemos para 2040 começarão a ser cumpridos já em 2029”, afirmou o presidente da IBM.

Especificamente, o executivo explicou que esta evolução será desenvolvida em três fases. “A primeira aplicação que veremos será no design de materiais, na geração de novas moléculas e fármacos; a segunda resolverá problemas de otimização e se aplicará, entre outros, a produtos financeiros e a rotas logísticas; e a terceira irá aprofundar nas matemáticas, onde a inteligência será capaz de desencriptar”, destacou Morell.

Em relação à inteligência artificial (IA), o presidente da IBM ressaltou que, apesar da rápida adoção por parte dos usuários, “ainda falta uma verdadeira transformação nas empresas”.

Para acelerar essa mudança, a IBM reforçou sua equipe com o objetivo de fortalecer a relação com os clientes e oferecer respostas “mais ágeis” às suas necessidades.

Segundo a visão de Morell, o futuro passará por modelos especializados e adaptados a cada organização, integrados com agentes de inteligência artificial capazes não apenas de responder, mas também de executar tarefas.

Durante sua palestra, o executivo revisou a trajetória da IBM, uma empresa que está prestes a completar um século de presença na Espanha, e destacou seu “compromisso” com a pesquisa e a colaboração.

Atualmente, a IBM trabalha com mais de 300 empresas parceiras e uma comunidade de 800.000 pesquisadores com acesso aberto a seus equipamentos e modelos.

Entre seus marcos mais recentes, Horacio Morell mencionou o IBM System Two, o sexto computador quântico mais potente do mundo e o segundo na Europa. “Investimos no processador, mas atrásra precisamos desenvolver toda uma indústria”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.