Presidente de Portugal convoca eleições para 18 de janeiro

Presidente de Portugal convoca eleições para 18 de janeiro

MADRID 30 de outubro. (EUROPA PRESS) –

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, formalizou nesta quinta-feira a convocação de eleições presidenciais para o próximo 18 de janeiro, uma data em que ele não poderá concorrer e que servirá novamente para que os principais partidos políticos testem suas forças nas urnas.

“Nos termos previstos na Constituição e na Lei Eleitoral, o presidente da República assinou o decreto que convoca as eleições presidenciais para domingo, 18 de janeiro de 2026, enviado a seguir para publicação no Diário da República”, diz o breve comunicado divulgado pelo gabinete de Rebelo de Sousa.

A lei estabelece como margem para celebrar eleições os 60 dias anteriores ao mandato do presidente em exercício, o que obrigava a realizar as eleições entre 8 de janeiro e 9 de março. O atual chefe de Estado já havia revelado sua intenção de convocar para 18 de janeiro, entre outras coisas, para evitar que o segundo turno coincidisse com o Carnaval.

O período para apresentação de candidaturas à presidência ainda está aberto, embora os principais nomes já estejam sendo discutidos. A lista inclui Luís Marques Mendes representando o Partido Social Democrata (PSD), o socialista António José Seguro e o ultradireitista André Ventura, líder do Chega.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.