Portugal: Um Capital de Confiança e Imagem para Investidores

Portugal: Um Capital de Confiança e Imagem para Investidores

As declarações do secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, que apresentou um conjunto de dados sobre o crescimento do país, foram feitas durante o evento anual Investment by Global Citizens, do Bison Bank, que conta com o “Negócios” como parceiro de mídia.

João Rui Ferreira afirmou nesta sexta-feira que “Portugal tem hoje um capital de confiança e imagem que inspira todos os que desejam investir, desde investidores individuais a empresas que pretendem se instalar aqui”.

O governante ressaltou que “essa confiança se baseia não apenas em percepções, mas também em dados concretos”. Ele observou que “uma das grandes vantagens que temos é que desde o primeiro momento já estamos pensando globalmente, mas também na direção oposta. Todos nós temos hoje uma noção clara das nossas relações globais”.

No ano passado, a economia portuguesa cresceu 2,1%, superando a média de crescimento da União Europeia (UE), que foi de 0,8%. “Para 2025 e 2026, as previsões também indicam um caminho positivo. E ainda ontem recebemos boas notícias sobre o crescimento do PIB português, que claramente se posiciona entre os melhores da Europa”, declarou o secretário de Estado, que assumiu o cargo em abril de 2024.

Além disso, ele apontou que “as contas públicas estão equilibradas”. No primeiro semestre, “registramos um excedente orçamentário de 1% do PIB, posicionando-nos entre os três maiores saldos positivos da zona euro”. “A inflação está controlada”, completou.

A dívida pública, segundo Ferreira, está em trajetória de queda “consistente e esperamos estar já próximos de 96,8 no segundo trimestre”. A meta é reduzir abaixo dos 90%, destacou.

João Rui Ferreira mencionou também as recentes atualizações das agências de rating sobre Portugal – “um indicador muito sólido em uma perspectiva global”. “As agências também aumentaram as classificações de crédito de Portugal recentemente. Estas, de fato, sustentam nossa estabilidade”.

“Esses indicadores nunca devem nos levar a um lugar de conforto, mas sim a um sinal de maior ambição, para que possamos construir sobre bons momentos. É sempre melhor construir com base em momentos positivos do que tentar recuperar em tempos difíceis”, concluiu o secretário de Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.