O uso da Wikipedia como fonte de informação está a declinar, e a “culpa” é dos resumos gerados por inteligência artificial, que os motores de busca atrásra apresentam junto aos resultados das pesquisas. Esta análise é de Marshall Miller, da Wikimedia Foundation, e foi divulgada em um post do blog da fundação, onde ele também menciona as redes sociais como responsáveis pelo desvio de tráfego.
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Na publicação, foi mencionada uma redução de cerca de 8% no número de visualizações de página (humanas) da enciclopédia online em comparação com o ano anterior.
“Essas quedas refletem o impacto da IA generativa e das redes sociais na forma como as pessoas buscam informações, especialmente devido aos motores de busca que fornecem respostas diretamente aos usuários, frequentemente com base no conteúdo da Wikipédia.”
Os resumos apresentados pelos motores de busca são gerados por pequenos programas informáticos (conhecidos como web crawlers), cuja função é coletar e resumir informações para aparecer no topo dos resultados de pesquisa.
Os sites, que servem como fonte dessas informações, tentam limitar a ação dos web crawlers, numa espécie de jogo de gato e rato. “Muitos bots que rastreiam sites como o nosso estão se tornando cada vez mais sofisticados e tentando parecer humanos”, diz Marshall Miller.
Como resultado, as estratégias que antes eram eficazes para complicar a missão desses bots deixaram de ser, em muitos casos. No início do ano, a Wikipedia reclassificou seus dados de tráfego e descobriu que “uma parte significativa do tráfego anormalmente alto durante maio e junho veio de bots criados para evitar essa identificação”.
Um estudo da Pew Internet, envolvendo 900 americanos, chegou a conclusões semelhantes sobre a influência da IA generativa no consumo de informação online. Os resultados, divulgados em julho, indicavam que quando resumos de informações apareciam nos resultados de pesquisa do Google, os usuários eram menos propensos a clicar nos links do que quando esses resumos não estavam presentes.
A publicação no blog da Wikipédia também destaca a mudança nos hábitos das gerações mais jovens em relação às fontes de informação que consultam. Essas fontes estão cada vez mais em redes sociais e plataformas de vídeo, enquanto o acesso a sites específicos diminuiu.
Um estudo do Observatório Ibérico de Media Digitais e da Desinformação, divulgado no começo do ano passado, já antecipava que as redes sociais seriam cada vez mais dominantes na distribuição de notícias. Essa tendência tem se consolidado ao longo dos últimos anos, com uma pesquisa anterior do mesmo órgão revelando que as redes sociais eram a principal fonte de informação para 87% dos participantes.
A análise da Wikipedia não se resume a uma constatação, mas também serve como um apelo. “Com a redução de visitas à Wikipédia, menos voluntários poderão contribuir e enriquecer o conteúdo, e menos doadores individuais poderão apoiar este trabalho”, ressalta o responsável pelo texto.
“Os LLMs, chatbots de IA, motores de busca e plataformas sociais que utilizam conteúdo da Wikipédia devem incentivar mais visitantes à Wikipédia, para garantir a continuidade do conhecimento gratuito do qual tantas pessoas e plataformas dependem.”
