Existem paisagens no espaço que impressionam tanto pela sua imensidão quanto pela sua complexidade. No entanto, algumas delas conseguem realmente transmitir um frio na espinha, e em outubro, entre as imagens mais impactantes, destacam-se, por exemplo, uma da nebulosa da cabeça de fantasma (NGC 2080), registrada pelo Hubble, e outra que retrata os “fantasmas” das nebulosas IC 59 e IC 63 na constelação de Cassiopeia.
Fique por dentro das principais novidades em tecnologia eacompanhe tudo em tek.sapo.pt
Destaque também para o campo de estrelas e formatos peculiares de poeira espacial na Nebulosa Fantasma (VdB 141) e a NGC 6995, conhecida como Nebulosa do Morcego.
Clique nas imagens para conferir as melhores imagens espaciais de outubro
Falando sobre criaturas cósmicas aterrorizantes, o VLT Survey Telescope (VST) do Observatório Europeu do Sul (ESO) conseguiu capturar recentemente uma nuvem de gás e poeira cósmica que lembra a silhueta de um morcego, situada a cerca de 10 mil anos-luz da Terra, entre as constelações do Compasso e da Régua.
Veja o vídeo
O telescópio espacial James Webb revelou uma visão da NGC 6537, também chamada de Nebulosa da Aranha Vermelha. Usando o instrumento NIRCam (Near-Infrared Camera), o telescópio conseguiu mostrar detalhes inéditos desta nebulosa, com um fundo repleto de milhares de estrelas.
Além disso, há muito mais a explorar na coleção de imagens do APOD, incluindo novas capturas dos cometas C/2025 A6 (Lemmon) e C/2025 R2 SWAN, que passaram perto da Terra em outubro.
O cometa Lemmon, especificamente, chegou ao ponto mais próximo da Terra no dia 21 de outubro, mas nos dias anteriores foi fotografado por diversos observadores. Na galeria a seguir, é possível visualizar algumas das melhores imagens, incluindo registros feitos por astrofotógrafos portugueses como Miguel Claro e Rui Santos, do projeto Living Impressions.
