Visões Fantasmagóricas nas Paisagens Espaciais de Outubro

Visões Fantasmagóricas nas Paisagens Espaciais de Outubro

Existem paisagens no espaço que impressionam tanto pela sua imensidão quanto pela sua complexidade. No entanto, algumas delas conseguem realmente transmitir um frio na espinha, e em outubro, entre as imagens mais impactantes, destacam-se, por exemplo, uma da nebulosa da cabeça de fantasma (NGC 2080), registrada pelo Hubble, e outra que retrata os “fantasmas” das nebulosas IC 59 e IC 63 na constelação de Cassiopeia.

Fique por dentro das principais novidades em tecnologia eacompanhe tudo em tek.sapo.pt

Destaque também para o campo de estrelas e formatos peculiares de poeira espacial na Nebulosa Fantasma (VdB 141) e a NGC 6995, conhecida como Nebulosa do Morcego.

Clique nas imagens para conferir as melhores imagens espaciais de outubro

Falando sobre criaturas cósmicas aterrorizantes, o VLT Survey Telescope (VST) do Observatório Europeu do Sul (ESO) conseguiu capturar recentemente uma nuvem de gás e poeira cósmica que lembra a silhueta de um morcego, situada a cerca de 10 mil anos-luz da Terra, entre as constelações do Compasso e da Régua.

Veja o vídeo

O telescópio espacial James Webb revelou uma visão da NGC 6537, também chamada de Nebulosa da Aranha Vermelha. Usando o instrumento NIRCam (Near-Infrared Camera), o telescópio conseguiu mostrar detalhes inéditos desta nebulosa, com um fundo repleto de milhares de estrelas.

<!– Conditionally wrap elements in
Telescópio James Webb | Nebulosa da Aranha Vermelha. créditos: ESA/Webb, NASA & CSA, J. H. Kastner (Rochester Institute of Technology)

Além disso, há muito mais a explorar na coleção de imagens do APOD, incluindo novas capturas dos cometas C/2025 A6 (Lemmon) e C/2025 R2 SWAN, que passaram perto da Terra em outubro.

O cometa Lemmon, especificamente, chegou ao ponto mais próximo da Terra no dia 21 de outubro, mas nos dias anteriores foi fotografado por diversos observadores. Na galeria a seguir, é possível visualizar algumas das melhores imagens, incluindo registros feitos por astrofotógrafos portugueses como Miguel Claro e Rui Santos, do projeto Living Impressions.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.