Virgílio Bento, CEO da Sword Health | A+
Está a criar em Portugal um hub de inteligência artificial relacionado com a saúde, um setor que necessita de toda a ajuda disponível para gerir a crescente procura e os custos elevados. O envolvimento do SNS com este unicórnio foi a melhor decisão da ministra da Saúde, apesar dos resultados ainda não se terem manifestado. A Sword sabe o que faz e não depende do Estado. Muito bem.
Armindo Monteiro, presidente da CIP | A+
A principal entidade patronal do país comemora 50 anos e está a passar por uma transformação. A nova liderança iniciou um processo que expande sua missão, não apenas no que diz respeito à negociação do salário mínimo e à promoção de mudanças na legislação trabalhista, mas também no apoio às empresas para que estas se adaptem à nova economia. Ou seja, a CIP pretende ser uma referência e estimular a exigência dos empresários.
Gonçalo Matias, ministro da Reforma do Estado | A-
A eliminação do visto prévio do Tribunal de Contas (TC) é uma das mudanças em curso que ajudará a evitar a judicialização política nesta área. Para se ter uma ideia, já houve recusa de vistos com argumentos de engenharia, o que é completamente absurdo. O TC deve realizar uma avaliação financeira e econômica dos projetos. E isso deve ser feito no final.
André Villas-Boas, presidente do FC Porto | D
Antigamente, durante o intervalo, havia algumas provocações no balneário do árbitro e gritos. A estratégia do FC Porto foi mais elaborada, exigindo preparação: uma montagem em vídeo. O líder azul e branco pode optar por demitir um funcionário, mas a responsabilidade recai sobre ele. Ele deveria perder três pontos. Caso contrário, este campeonato se tornará um verdadeiro faroeste.
