Ryanair pode aumentar operações nos Açores após “conversas recentes”, segundo a ANA

Ryanair pode aumentar operações nos Açores após "conversas recentes", segundo a ANA

A Ryanair anunciou que irá encerrar todos os voos para os Açores a partir de março de 2026, citando as altas taxas aeroportuárias e “a inação do Governo” como razões para a decisão.

A ANA – Aeroportos de Portugal afirmou que a notícia da Ryanair é uma “surpresa”, uma vez que “as recentes conversas” estavam “direcionadas para aumentar, e não reduzir” a oferta de voos.

Em resposta à Lusa, um porta-voz da ANA destacou que “a declaração da Ryanair é surpreendente, dado que as discussões com a companhia irlandesa tinham como objetivo aumentar a oferta de voos para Ponta Delgada”.

O grupo, que é detido pela francesa Vinci, observou que “as taxas aeroportuárias em vigor nos Açores, que são as mais baixas da rede”, permaneceram inalteradas em 2025 e que “a ANA não propôs qualquer aumento para 2026”.

Segundo a concessionária, “essa redução de custo em termos reais (ou seja, desconsiderando o efeito da inflação) não justifica a mudança de posição da companhia”.

A ANA ressaltou que mantém o diálogo aberto com a Ryanair “para identificar, além do já conhecido posicionamento de comunicação da companhia, quais teriam sido os novos elementos de contexto”.

Além disso, a empresa “mantém uma colaboração estreita com o Governo Regional dos Açores e entidades do turismo para garantir a melhor conectividade aérea” para a região, “tanto com a Ryanair quanto com outros operadores”.

O grupo lembrou que as rotas operadas pela Ryanair entre Ponta Delgada, Lisboa e Porto também são realizadas pela SATA e pela TAP.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.