MADRID 4 de dezembro. (EUROPA PRESS) –
A faturação agregada dos operadores do setor de empresas de limpeza na Espanha e em Portugal apresentou um crescimento de 6,5% em 2024, alcançando 16 bilhões de euros, mas espera-se que a taxa de crescimento se modere para o biênio 2025-2026, com uma variação média anual do valor de 4% a 5%, segundo o estudo “Empresas de Limpeza – Mercado Ibérico” do Observatório Setorial DBK de Informa.
Essa desaceleração do crescimento do setor deve-se, segundo o estudo, a um cenário de atuação menos favorável para as empresas do mercado, marcado pela desaceleração da atividade econômica.
O valor do mercado espanhol aumentou 6,3%, representando 91% da faturação total do mercado ibérico, equivalente a 14,575 bilhões de euros, enquanto a faturação no mercado português foi de 1,425 bilhões, com um avanço de 8%. Esse crescimento teve origem no comportamento favorável das economias espanhola e portuguesa, bem como no crescimento do turismo no ano passado.
O volume de emprego do setor na Península Ibérica superou 654.000 trabalhadores, um aumento de 4,3% em relação a 2023, enquanto o número de empresas dedicadas à prestação de serviços de limpeza cresceu 7,1% em 2024, totalizando cerca de 45.700, das quais aproximadamente 35.600 operam na Espanha e 10.100 em Portugal.
Apesar de a oferta continuar caracterizando-se por um alto grau de atomização, com a grande maioria das empresas de pequeno porte tanto na Espanha, onde 95% das empresas empregam menos de 20 trabalhadores, quanto em Portugal, onde o percentual supera 97%, os operadores líderes reforçaram sua posição nos últimos anos por meio de fusões e aquisições de empresas menores.
Assim, as cinco principais empresas do setor concentraram cerca de 16% do valor global do mercado ibérico, porcentagem que sobe para 22% ao considerar as dez principais.
De acordo com Informa, os principais grupos empresariais continuam ampliando suas carteiras de serviços, oferecendo soluções integradas de facility services para a gestão completa de edifícios.
