O “Expresso” informa que Joaquim Miranda Sarmento e José Manuel Fernandes cancelaram as declarações aos jornalistas previstas para esta quinta-feira, dia de greve geral em Portugal.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro (E), ladeado pelo ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento (D), durante a sessão plenária sobre o Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), na Assembleia da República, em Lisboa, a 30 de outubro de 2024.
11 Dezembro 2025, 12h10
Dois ministros do atual Governo português cancelaram as declarações aos jornalistas que estavam marcadas para esta quinta-feira, sendo que os momentos estavam previstos para acontecer em Bruxelas. A informação é avançada pelo “Expresso” nesta quinta-feira, dia marcado pela greve geral que afeta vários setores em todo o país.
A greve geral de 11 de dezembro foi convocada pela CGTP e pela UGT contra a proposta de revisão do Código do Trabalho e será a primeira paralisação conjunta das duas centrais desde junho de 2013, quando Portugal estava sob intervenção da ‘troika’.
O “Expresso” destaca que José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura, e Joaquim Miranda Sarmento, ministro das Finanças, tinham declarações marcadas para esta quinta-feira em Bruxelas, perto da hora de almoço.
Joaquim Miranda Sarmento encontra-se em Bruxelas para o início da reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro, um evento que também abordará a eleição do novo presidente do Eurogrupo. Por outro lado, o ministro da Agricultura está em Bruxelas para um conselho de ministros com colegas europeus.
