A Goparity, plataforma portuguesa de investimento de impacto, anunciou a aquisição da Bolsa Social, a primeira plataforma espanhola de financiamento colaborativo de impacto autorizada pela CNMV (Comisión Nacional del Mercado de Valores). O valor do negócio não foi divulgado.
A integração da Bolsa Social – que possui mais de 13 mil utilizadores e cerca de 15 milhões de euros investidos em projetos de impacto – representa um avanço significativo para a Goparity, que assim incorpora uma plataforma pioneira em equity crowdfunding na Espanha.
Além de proporcionar diversificação em termos de serviços financeiros, com a introdução de um novo produto de investimento, a fintech portuguesa acelera seu crescimento na Espanha, um mercado estratégico, e reforça sua equipe com Marta Abbad-Jaime de Aragón, ex-COO da Bolsa Social, que atrásra assume o cargo de Head of Equity da Goparity.
“Esta aquisição liderada pela fintech portuguesa é um passo significativo no ecossistema ibérico de investimento de impacto. A operação acelera a expansão europeia da Goparity, consolidando seu posicionamento como referência no crowdfunding sustentável”, destaca a empresa portuguesa.
A Goparity, que já conta com mais de 420 campanhas de financiamento colaborativo através de empréstimos que angariaram mais de 55 milhões de euros para projetos de impacto em três continentes, passa a incluir equity (compra de ações) em sua oferta de investimento, em um passo estratégico que a transforma em uma plataforma financeira mais completa. Inicialmente, novas ofertas de investimento em equity continuarão a ser apresentadas através da plataforma da Bolsa Social.
“Esta aquisição marca um momento histórico para a Goparity e para o investimento de impacto na Península Ibérica e na Europa”, afirma Nuno Brito Jorge, CEO e cofundador da Goparity. “Com a oferta de equity crowdfunding, queremos nos tornar o parceiro de financiamento das empresas e empreendedores de impacto ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde a busca por novos acionistas até as fases em que faz sentido recorrer ao financiamento por dívida, conforme suas necessidades”, conclui.
A Goparity e a Bolsa Social colaboram há vários anos no ecossistema europeu de impacto. No último ano, uma colaboração mais direta confirmou sinergias entre ambas as plataformas e um forte alinhamento entre suas comunidades de investidores. Esta aquisição surge como a evolução natural dessa colaboração.
José Moncada Durruti, fundador e CEO da Bolsa Social, acrescenta que “graças a esta união, os investidores da Bolsa Social poderão acessar novas oportunidades de investimento de impacto, dentro e fora da Espanha. Estamos muito felizes por dar este passo, pois a comunidade de investidores e empresas da Bolsa Social beneficiará da cobertura e da solidez profissional da Goparity”.
Com esta aquisição, a comunidade conjunta de investidores ultrapassa as 72 mil pessoas, consolidando a Goparity como uma das plataformas europeias de referência em investimento sustentável.
