Sintra | Jazz em Monserrate: Jazz e Bailado Contemporâneo se Encontam

Sintra | Jazz em Monserrate: Jazz e Bailado Contemporâneo se Encontam
Jazz em Monserrate

O festival começa no dia 12 de setembro com a estreia mundial do espetáculo que combina o pianista de jazz Luís Figueiredo e o bailarino Miguel Ramalho. O programa do primeiro dia inclui também uma masterclasse gratuita com Dominic Ingham e um concerto da artista Maria Carvalho.

Aliando a beleza do Parque de Monserrate a uma programação robusta, o festival tem como pilares principais mostrar a diversidade do jazz, oferecer oportunidades de formação a jovens músicos e promover o intercâmbio informal entre diferentes gerações e públicos. Ao fomentar essas conexões entre géneros e artistas, o evento se destaca como um festival com responsabilidade cultural e social, profundamente enraizado na comunidade e acolhedor para o mundo.

Entre os dias 12 e 14 de setembro, o Jazz em Monserrate promete uma experiência singular que une música, patrimônio e natureza, com concertos, jam sessions, uma programação de jazz para bebés — uma novidade nesta quarta edição — e masterclasses.

O festival reunirá cerca de quarenta artistas de renome nacional e internacional.

Na abertura, no dia 12 de setembro, às 21h00, será apresentada a estreia mundial de uma performance que funde jazz com dança contemporânea, sob a responsabilidade de dois artistas renomados — o pianista Luís Figueiredo e Miguel Ramalho, bailarino principal da Companhia Nacional de Bailado e coreógrafo.

O primeiro dia do festival inicia às 15h00 com uma masterclasse gratuita conduzida pelo respeitado violinista e compositor Dominic Ingham, destinada a músicos em formação e profissionais.

Durante a masterclasse, o artista compartilhará seus métodos de composição, improvisação e interpretação de repertório original em grupo, em uma sessão flexível que atenderá aos interesses dos participantes. Um dos aspectos centrais do trabalho de Dominic é a conexão profunda entre o instrumento e a voz, promovendo maior consciência musical e expressividade, que será explorada ao longo da experiência.

Às 19h00, a jovem baterista e compositora Maria Carvalho subirá ao palco para apresentar “Margem”, seu mais recente projeto. Esta obra, que se destaca pela sensibilidade e ousadia, dialoga entre a música de José Mário Branco e o jazz, com arranjos originais que colocam a poesia no centro da expressão musical.

Maria Carvalho será acompanhada por Sara Afonso (voz), Bruno Ponte (guitarra), Juliana Mendonça (contrabaixo) e Luís Lélis (piano).

Com o tema “Pontes e diálogos”, escolhido por Inês Laginha, diretora artística do evento, este festival será um espaço de celebração da liberdade criativa, da improvisação e do prazer de desfrutar da arte de uma forma descontraída, em sintonia com a beleza singular do Parque de Monserrate.

Os ingressos diários para os concertos, que ocorrerão após o fechamento do Parque de Monserrate ao público, custam 15€, disponíveis no site oficial do evento www.jazzemmonserrate.pt. Os portadores desses ingressos poderão utilizar o transporte gratuito de ida e volta, sujeito à lotação, entre a Estação de Comboios da Portela de Sintra, a Estação de Comboios de Sintra e o Parque de Monserrate.

Os concerts “Jazz para Bebés” são gratuitos com a compra do ingresso de entrada no Parque e Palácio de Monserrate e requerem inscrição prévia.

As Jam Sessions também são gratuitas, mas exigem a compra do ingresso de entrada no Parque e Palácio de Monserrate.

A masterclasse com Dominic Ingham não tem custo, mas exige inscrição prévia, uma vez que as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas através do formulário disponível no site da Parques de Sintra.

A abertura dos portões para os concertos após o fechamento do Parque de Monserrate será às 18h00 nos dias 12 e 13 de setembro, e às 18h30 no dia 14. Assim que o espaço abrir, o público terá à disposição alguns pontos de venda de street food, e a Casa de Chá de Monserrate terá um horário especial durante os concertos de fim de tarde/noite.

PROGRAMA JAZZ EM MONSERRATE 2025

12 de setembro

  • 15:00| Masterclasse Dominic Ingham – A procura de uma voz própria no jazz e na improvisação
  • 19:00| Maria Carvalho Quinteto “Margem”
  • 21:00| Luís Figueiredo e Miguel Ramalho

13 de setembro

  • 10:00 e 11:30| Jazz para Bebés (0-36 meses)
  • 15:00| Jam Session com Alunos de Jazz do Conservatório Nacional
  • 19:00| Dominic Ingham “Role Models”
  • 21:00| Orquestra Assintomática com Fuensanta

14 de setembro

  • 10:00 e 11:30| Jazz para Bebés (0-36 meses)
  • 15:00| Jam Session com Alunos de Jazz do Conservatório Nacional
  • 19:30| Maria João “Abundância”

Local:

Relvado do Parque de Monserrate, exceto Jazz para Bebés, realizadas na Sala da Música do Palácio

Preçário:

— Bilhete diário para os concertos realizados após o fechamento do Parque de Monserrate: 15 €

— Jazz para Bebés: gratuito com a compra de ingresso de entrada no Parque e Palácio de Monserrate e inscrição prévia disponível a partir de 1 de setembro

— Jam Sessions: gratuitas com a compra de ingresso de entrada no Parque e Palácio de Monserrate

— Masterclasse: gratuita mediante inscrição prévia

Bilhetes à venda online em www.jazzemmonserrate.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.