Uma startup que já conseguiu atrair mais de 110 milhões de euros em investimento estrangeiro para Portugal visa sua expansão por todo o continente europeu nos próximos cinco anos.
A startup portuguesa, especializada em ajudar empresas internacionais a estabelecer e gerenciar operações em novos mercados, anunciou sua entrada no mercado italiano, fortalecendo sua estratégia de internacionalização na Europa.
A Bridge In está entrando na Itália com o objetivo de auxiliar empresas na sua estratégia de internacionalização nesse mercado.
A startup tem sido chamada a ajudar as empresas portuguesas a entrar em mercados que são mais desafiadores. A Itália, com suas barreiras linguísticas e processos administrativos morosos, representa um grande desafio, mesmo para empresas internacionais experientes.
Os fundadores da startup esperam que a Itália venha a representar pelo menos 30% de sua receita total até 2026.
A operação começará com parcerias com locais experientes e já foi realizada a primeira contratação, prevendo-se a formação de uma equipe dedicada de 10 pessoas até o final de 2026.
Depois de iniciar operações na Espanha em 2024, a empresa avança atrásra para um dos mercados mais relevantes e burocraticamente desafiadores da Europa, e já está avaliando também os mercados da Grécia e Irlanda.
A startup, que já atraiu mais de 110 milhões de euros em investimento estrangeiro para Portugal, tem como objetivo estar presente em todo o continente europeu nos próximos cinco anos.
Com uma equipe de 30 colaboradores – que deve crescer em breve com novas contratações nas áreas de marketing e vendas, engenharia e operações – e um portfólio com mais de 140 clientes de mais de 50 países, a Bridge In vem consolidando uma proposta de valor que inclui a criação de hubs tecnológicos e equipes locais em locais com alta densidade de talento qualificado, mas também com sistemas burocráticos complexos que dificultam a entrada de empresas estrangeiras.
A escolha da Itália como próximo passo para a expansão baseia-se em uma série de fatores que a tornam um mercado altamente estratégico. A Bridge In destaca que a Itália é “a terceira maior economia da zona euro, com mais de 59 milhões de habitantes, um ecossistema acadêmico de excelência que anualmente forma milhares de engenheiros e profissionais de STEM, além de uma forte presença de setores altamente regulados (como banca, seguros, saúde e farmacêutica), onde a existência de estruturas locais para operar é obrigatória”.
“Queremos simplificar o processo para empresas que desejam se estabelecer na Itália, assim como já fazemos com sucesso em Portugal e, mais recentemente, na Espanha. É precisamente em mercados grandes, com muito talento, mas com barreiras à entrada, que nossa experiência em conformidade e gestão local agrega verdadeiro valor, reduzindo riscos e acelerando operações. Nosso objetivo é crescer de forma sólida e criar uma operação sustentável, que possa servir de base para novas geografias no futuro”, afirma Elisa Tarzia, VP de Crescimento da Bridge In.
No primeiro ano, a meta é concluir pelo menos três projetos completos de constituição e gestão de empresas para clientes internacionais, expandindo progressivamente a oferta de Employer of Record e processamento salarial.
Caso a startup consiga replicar os resultados obtidos em Portugal, o potencial combinado dos mercados espanhol e italiano poderá superar 100 milhões de euros em faturamento em um prazo de três anos.
