Wall Street encerrou em alta mista nesta quarta-feira, com o Nasdaq liderando os ganhos em meio ao entusiasmo envolvendo a Alphabet. A empresa-mãe do Google teve um grande impulso após vencer um processo antitruste nos EUA.
O S&P 500 avançou 0,51%, alcançando 6.448,28 pontos, enquanto o Nasdaq Composite cresceu 1,02%, atingindo 21.497,73 pontos. Em contrapartida, o Dow Jones registrou uma queda de 0,06%, fechando em 45.270,86 pontos.
As ações da Alphabet subiram 9% após um tribunal do Distrito de Columbia decidir que a empresa não precisa vender o navegador Chrome, mas deverá compartilhar os resultados de suas pesquisas com a concorrência para promover mais competição no setor de pesquisas online.
Assim, a dona do Google evitou a venda forçada de seu motor de busca, que havia sido acusada de práticas anticoncorrenciais.
Os dados econômicos também impactaram as decisões dos investidores. No âmbito macroeconômico, a atenção estava voltada para o mercado de trabalho, com a divulgação de números relevantes, como o relatório JOLTS de julho, que mostrou uma queda maior que o esperado nas vagas de emprego, totalizando 7,2 milhões.
O número de vagas de emprego caiu para a menor quantidade em dez meses em agosto, indicando que as empresas estão se tornando mais cautelosas e seletivas em suas contratações.
Nesta quinta-feira, o foco será na pesquisa de emprego realizada pela consultoria privada ADP e nos pedidos semanais de auxílio-desemprego.
Além disso, o desempenho das ações está relacionado ao aumento dos yields das obrigações. Os investidores demonstram preocupação com a magnitude da dívida norte-americana, especialmente após um tribunal ter declarado ilegais a maioria das tarifas impostas por Donald Trump na última sexta-feira. Essa decisão pode implicar que o governo terá que restituir valores já arrecadados, complicando ainda mais a situação fiscal dos EUA.
O presidente dos EUA anunciou que o governo buscará uma resposta urgente do Supremo Tribunal para anular essa decisão, prevendo apresentar esse pedido até hoje, quarta-feira.