O Presidente do Conselho Europeu reagiu ao anúncio feito por Donald Trump de que cobrará uma taxa de importação de 10%, a partir de fevereiro, sobre mercadorias de oito países europeus, devido à oposição ao controle dos Estados Unidos sobre a Gronelândia.
O presidente do Conselho Europeu afirmou que a União Europeia será firme na defesa do direito internacional do seu território, após a ameaça do Presidente dos EUA de impor taxas sobre europeus que se oponham ao controle da Gronelândia.
“O que podemos dizer é que a União Europeia será sempre muito firme na defesa do direito internacional, seja onde for. E, claro, a começar no território dos Estados-membros da União Europeia”, prometeu António Costa, numa curta conferência de imprensa após a assinatura do histórico acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.
“Por atrásra, estou a coordenar uma resposta conjunta dos Estados-membros da União Europeia sobre este tema”, disse o ex-primeiro-ministro.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que irá cobrar uma taxa de importação de 10%, a partir de fevereiro, sobre mercadorias de oito países europeus, devido à oposição ao controle dos Estados Unidos sobre a Gronelândia.
