Baidu Regista a Maior Queda de Faturação Desde 2022 no 2.º Trimestre

Baidu Regista a Maior Queda de Faturação Desde 2022 no 2.º Trimestre

A faturação da Baidu, considerada a Google chinesa, sofreu no segundo trimestre a maior queda desde 2022 devido à desaceleração económica no país asiático e à forte concorrência chinesa na área da inteligência artificial (IA).

A tecnológica anunciou que a receita caiu 4% face ao ano anterior, para o equivalente a aproximadamente 4.567 milhões de dólares (cerca de 3.920 milhões de euros, à taxa de câmbio atual).

De acordo com cálculos da Bloomberg, esta é a maior queda em quase três anos.

Face à pressão das redes sociais de vídeo como a Xiaohongshu e a Douyin — a versão chinesa do TikTok — sobre os seus negócios tradicionais de pesquisa na Internet, a Baidu está a apostar na IA generativa, na qual o seu modelo Ernie é confrontado com rivais de código aberto como a DeepSeek ou conglomerados com maior presença global e força financeira, como a Alibaba e a Tencent.

Prova disso é que, até à data em 2025, as suas ações subiram 5,3%, muito abaixo da Tencent (+42,4%) e da Alibaba (+43,5%), que surfaram na onda bolsista desencadeada pela ascensão dos modelos de IA chineses após o surgimento global do DeepSeek no início do ano.

O Ernie Bot da Baidu foi um dos primeiros ‘chatbots’ [programa de conversação] lançados a nível global após o sucesso inicial do ChatGPT americano, mas a concorrência que surgiu desde então e forçou a empresa tecnológica a abandonar o seu modelo de subscrição e a tornar os seus modelos de código aberto.

A Baidu fechou recentemente acordos com plataformas como a Uber, para levar estes serviços até ao resto da Ásia e Médio Oriente, e com a Lyft, para lançar os seus táxis de condução autónoma na Europa, a partir do próximo ano no Reino Unido e na Alemanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.