Banca obrigada a manter nova almofada de capital de 0,75% a partir de janeiro

Banca obrigada a manter nova almofada de capital de 0,75% a partir de janeiro


A nova almofada contracíclica já era conhecida e foi anunciada pelo Banco de Portugal no final de 2024, quando a instituição era liderada por Mário Centeno.

O Banco de Portugal informou esta terça-feira, por meio de um comunicado, sobre a reserva contracíclica de fundos próprios que os bancos deverão cumprir no 1.º trimestre de 2026.

A percentagem da reserva contracíclica de fundos próprios foi estabelecida em 0,75% a partir de 1 de janeiro de 2026. Esta nova reserva de capital incidirá sobre a exposição dos bancos ao setor privado não financeiro em Portugal.

A nova almofada contracíclica já era conhecida e foi anunciada anteriormente pelo Banco de Portugal no final de 2024, sob a liderança de Mário Centeno.

O Banco de Portugal acredita que o aumento da reserva contracíclica nas instituições de crédito não impactará a sua capacidade de conceder empréstimos.

“Esta decisão foi tomada por deliberação do Conselho de Administração do Banco de Portugal, tendo sido consultado o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros”, afirma o supervisor bancário.

A percentagem de reserva contracíclica de fundos próprios, que será revista trimestralmente, aplica-se a todas as instituições de crédito sedeadas em Portugal, com posições em risco de crédito sobre o setor privado não financeiro nacional.

A reserva contracíclica está em vigor desde 2016, mas sempre foi de 0%, o que significa que, na prática, nunca teve impacto no capital dos bancos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.